Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3859
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKinukawa, Mariana Akemi Costa-
dc.date.accessioned2024-10-21T18:58:36Z-
dc.date.available2024-10-21T18:58:36Z-
dc.date.issued2024-08-21-
dc.identifier.citationKINUKAWA, Mariana Akemi Costa. A dimensão pedagógica do rap: possíveis aprendizados através das canções de Emicida, Amargosa-BA. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3859-
dc.description.abstractThis monographic work aims to demonstrate, through a qualitative and bibliographical methodology, how the rap repertoire of the Brazilian composer and singer Emicida can contribute to learning and a liberating pedagogical practice. To achieve the determined objectives, the research relies on works developed by authors such as: Alves (2008), Duarte (1999), Guimarães (1998), Freire (2007), Siqueira Junior (2018) and others. The monograph brought studies that allow understanding the historical context of the rap musical genre, highlighting its emergence both internationally and nationally, in addition to seeking to highlight the educational potential of this musical style. Some Emicida songs were selected and from the analysis of their lyrics it was observed that they bring reflections on reality and denounce social and racial inequality, which dialogues with Freirian philosophy, which aims to seek a liberating education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPratica pedagógicapt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectDesigualdade racialpt_BR
dc.titleA Dimensão pedagógica do rap: possíveis aprendizados através das canções de Emicidapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico pretende demostrar através de uma metodologia de abordagem qualitativa e bibliográfica, como o repertório dos rap’s do compositor e cantor brasileiro Emicida podem contribuir para uma aprendizagem e uma prática pedagógica libertadora. Para atingir os determinados objetivos, a pesquisa conta com obras desenvolvidas por autores como: Alves (2008), Duarte (1999), Guimarães (1998), Freire (2007), Siqueira Junior (2018) e entre outros. A monografia trouxe estudos que permitem a compreensão acerca do contexto histórico do gênero musical rap, evidenciando seu surgimento tanto em âmbito internacional quanto nacional, além de procurar evidenciar o potencial educacional deste estilo musical. Foram selecionadas algumas canções de Emicida e a partir da análise das letras dessas foi observado que as mesmas trazem reflexões sobre a realidade e denunciam a desigualdade social e racial, o que dialoga com a filosofia freiriana, que tem como intuito a busca de uma educação libertadora.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Ricardo Henrique Resende de-
dc.contributor.referee1Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.contributor.referee2Neto, Manoel Alves de Araújo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enPedagogypt_BR
dc.subject.enPedagogical practicept_BR
dc.subject.enRappt_BR
dc.subject.enSocial inequalitypt_BR
dc.subject.enRacial inequalitypt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dimensao_Pedagogica_Rap_TCC_2024.pdf812,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.