Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3856
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: A Identidade campesina na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI): reflexões de estudantes em uma escola de Castro Alves-BA
metadata.dc.creator: Fernandes, Tamires de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Janaína Zdebski da
Citation: FERNANDES, Tamires de Souza. A Identidade campesina na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI): reflexões de estudantes em uma escola de Castro Alves-BA, Amargosa-BA. 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objetivo analisar como os estudantes da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) percebem a identidade camponesa na dinâmica de suas trajetórias em uma escola na cidade de Castro Alves-BA. O estudo de natureza qualitativa, amparado por procedimentos e técnicas como: revisão bibliográfica, aplicação de questionário sobre a história de vida, entrevista narrativa com sujeitos da pesquisa. Os dados foram produzidos com estudantes moradores da zona rural de uma turma da EJAI. A escolha por investigar estes sujeitos se justifica em virtude da necessidade de se ofertar a estes, uma educação contextualizada na qual valorize a identidade campesina dos jovens e adultos do campo que estudam nessa modalidade, tanto em escolas urbanas por receber esses estudantes do campo, quanto em escolas no/do campo. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos como referencial teórico autores como Arroyo (2004; 2007); Araújo (2012); Santos (2016), dentre outros. Mediante as análises da trajetória de vida dos jovens, adultos e idosos obtivemos embasamentos que possibilitaram maior percepção acerca dos principais fatos que marcaram a história da EJAI, em teor da categoria da identidade camponesa no município, bem como na própria escola. De modo que avançamos na perspectiva de valorização dessa identidade campesina, no âmbito escolar. Por meio destas análises inferimos que ainda existem inúmeros desafios que impossibilitam ressaltar a caracterização do sujeito do campo, bem como a personalização da realidade dos mesmos, uma vez que a escola na cidade se constitui como modelo para estes sujeitos. Trata-se de um espaço de muitos embates que necessitam ser superados.
Keywords: Educação
Identidade campesina
Educação de Jovens Adultos e Idosos
Educação de adultos
metadata.dc.description.abstract-es: La investigacióntiene como objetivo analizarcómolosestudiantes de Educación de Adultos Jóvenes y Ancianos (EJAI) percibenlaidentidad campesina enladinámica de sus trayectoriasen una escuelaenlaciudad de Castro Alves-BA. El estudiocualitativo, respaldado por procedimientos y técnicas tales como: revisión de literatura, aplicación de cuestionarios de historia de vida, entrevista narrativa consujetos de investigación. Los datosfueronproducidoscon residentes rurales de una clase EJAI. La elección de investigar estos temas se justifica por lanecesidad de ofrecerlos, una educación contextualizada enla que se valore laidentidad campesina de losjóvenes y adultos rurales que estudianenestamodalidad, tanto enlasescuelas urbanas para recibir a estosestudiantesrurales, como enescuelasenel campo. Para eldesarrollo de lainvestigación, utilizamos como autores teóricos de referencia como Arroyo (2004; 2007); Araújo (2012); Santos (2016), entre otros. A través delanálisis de latrayectoria de vida de losjóvenes, adultos y ancianos, obtuvimos fundamentos que permitieron una mayorpercepción sobre losprincipaleshechos que marcaronlahistoria de EJAI, enlacategoría de identidad de campesino enelmunicipio, así como enlaescuelamisma. Asíavanzamosenla perspectiva de valorización de esta identidad campesina, enel contexto escolar. A partir de estosanálisis, inferimos que aúnexisten numerosos desafíos que hacenimposible enfatizar lacaracterizacióndel tema del campo, así como lapersonalización de surealidad, ya que laescuelaenlaciudad es un modelo para estos temas. Es unespacio de muchosenfrentamientos que debensuperarse.
metadata.dc.subject.es: Educación
Identidad campesina
Educación de adultos jóvenes y ancianos
Educación de adultos
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 12-Dec-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T18:39:10Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3856
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Identidade_Campesina_Educacao_TCC_2019.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.