Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3856
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Tamires de Souza-
dc.date.accessioned2024-10-21T18:39:10Z-
dc.date.available2024-10-21T18:39:10Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationFERNANDES, Tamires de Souza. A Identidade campesina na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI): reflexões de estudantes em uma escola de Castro Alves-BA, Amargosa-BA. 2019. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3856-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade campesinapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens Adultos e Idosospt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.titleA Identidade campesina na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI): reflexões de estudantes em uma escola de Castro Alves-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo analisar como os estudantes da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) percebem a identidade camponesa na dinâmica de suas trajetórias em uma escola na cidade de Castro Alves-BA. O estudo de natureza qualitativa, amparado por procedimentos e técnicas como: revisão bibliográfica, aplicação de questionário sobre a história de vida, entrevista narrativa com sujeitos da pesquisa. Os dados foram produzidos com estudantes moradores da zona rural de uma turma da EJAI. A escolha por investigar estes sujeitos se justifica em virtude da necessidade de se ofertar a estes, uma educação contextualizada na qual valorize a identidade campesina dos jovens e adultos do campo que estudam nessa modalidade, tanto em escolas urbanas por receber esses estudantes do campo, quanto em escolas no/do campo. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos como referencial teórico autores como Arroyo (2004; 2007); Araújo (2012); Santos (2016), dentre outros. Mediante as análises da trajetória de vida dos jovens, adultos e idosos obtivemos embasamentos que possibilitaram maior percepção acerca dos principais fatos que marcaram a história da EJAI, em teor da categoria da identidade camponesa no município, bem como na própria escola. De modo que avançamos na perspectiva de valorização dessa identidade campesina, no âmbito escolar. Por meio destas análises inferimos que ainda existem inúmeros desafios que impossibilitam ressaltar a caracterização do sujeito do campo, bem como a personalização da realidade dos mesmos, uma vez que a escola na cidade se constitui como modelo para estes sujeitos. Trata-se de um espaço de muitos embates que necessitam ser superados.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Silva, Janaína Zdebski da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
dc.subject.esEducaciónpt_BR
dc.subject.esIdentidad campesinapt_BR
dc.subject.esEducación de adultos jóvenes y ancianospt_BR
dc.subject.esEducación de adultospt_BR
dc.description.abstract-esLa investigacióntiene como objetivo analizarcómolosestudiantes de Educación de Adultos Jóvenes y Ancianos (EJAI) percibenlaidentidad campesina enladinámica de sus trayectoriasen una escuelaenlaciudad de Castro Alves-BA. El estudiocualitativo, respaldado por procedimientos y técnicas tales como: revisión de literatura, aplicación de cuestionarios de historia de vida, entrevista narrativa consujetos de investigación. Los datosfueronproducidoscon residentes rurales de una clase EJAI. La elección de investigar estos temas se justifica por lanecesidad de ofrecerlos, una educación contextualizada enla que se valore laidentidad campesina de losjóvenes y adultos rurales que estudianenestamodalidad, tanto enlasescuelas urbanas para recibir a estosestudiantesrurales, como enescuelasenel campo. Para eldesarrollo de lainvestigación, utilizamos como autores teóricos de referencia como Arroyo (2004; 2007); Araújo (2012); Santos (2016), entre otros. A través delanálisis de latrayectoria de vida de losjóvenes, adultos y ancianos, obtuvimos fundamentos que permitieron una mayorpercepción sobre losprincipaleshechos que marcaronlahistoria de EJAI, enlacategoría de identidad de campesino enelmunicipio, así como enlaescuelamisma. Asíavanzamosenla perspectiva de valorización de esta identidad campesina, enel contexto escolar. A partir de estosanálisis, inferimos que aúnexisten numerosos desafíos que hacenimposible enfatizar lacaracterizacióndel tema del campo, así como lapersonalización de surealidad, ya que laescuelaenlaciudad es un modelo para estos temas. Es unespacio de muchosenfrentamientos que debensuperarse.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Identidade_Campesina_Educacao_TCC_2019.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.