Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3852
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Pedagogia da alternância: contribuições para a formação humana do educando e fortalecimento da relação família/escola na EFA de Valente - Bahia
Autor(es): Lima, Raul Araújo de
Orientador(a): Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Membro(a) da banca: Reis, Maíra Lopes dos
Membro(a) da banca: Orrico, Nanci Rodrigues
Membro(a) da banca: Bispo, Marilene
Referência: LIMA, Raul Araújo de. Pedagogia da alternância: contribuições para a formação humana do educando e fortalecimento da relação família/escola na EFA de Valente - Bahia, Amargosa-BA. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Este trabalho traz a discussão acerca da Educação do Campo na Escola Família Agrícola de Valente - Bahia e as contribuições da sua metodologia - Pedagogia da Alternância - para a formação humana do educando. Nesse bojo enfatizam-se a escuta e o fortalecimento da relação família/escola na referida escola. O texto tem como objetivo evidenciar as implicações da Pedagogia da Alternância na formação do educando a partir das relações entre família/escola na EFA de Valente-Bahia. Tratase de uma pesquisa embasada na concepção de Educação do Campo não apenas como modalidade de educação definida na legislação educacional, mas na perspectiva de educação como ato político, contextualizado e que por isso considera os saberes externos à escola como primordiais para a sistematização dos conhecimentos. São abordadas as bases legais e princípios que norteiam a Educação do Campo; características da Pedagogia da Alternância adotada pelas EFAs, bem como o histórico da EFA de Valente e contribuições da Pedagogia da Alternância, apontadas pelas famílias, como decisivas na formação humana dos alunos. Os resultados evidenciados apontam para a motivação da continuidade dos estudos, da aplicação dos conhecimentos no próprio lugar onde vive, além de uma formação integral do estudante, no âmbito cognitivo, afetivo e de valores necessários à vida social. Dessa forma, a EFA Valente-Ba cumpre seu propósito de educação inclusiva e garante a aprendizagem significativa, envolvendo os segmentos família e comunidade, para atribuir sentido ao modo de vida próprio do Campo.
Palavras-chave: Educação do campo
Família agrícola
Pedagogia da alternância
Valente-Bahia
Resumo em espanhol: Este trabajo trae la discusión acerca de la Educación del Campo en la Escuela Familia Agrícola de Valente - Bahía y las contribuciones de su metodología - Pedagogía de la Alternancia - para la formación humana del educando. En ese bojo enfatizam-se el fortalecimiento de la relación familia / escuela y familia / comunidad en la referida escuela. El texto tiene como objetivo evidenciar las implicaciones de la Pedagogía de la Alternancia en la formación del educando a partir de las relaciones entre familia / escuela en la EFA de Valente-Bahía. Se trata de una investigación basada en la concepción de Educación del Campo no sólo como modalidad de educación definida en la legislación educativa, sino en la perspectiva de educación como acto político, contextualizado y que por ello considera los saberes externos a la escuela como primordiales para la sistematización de los sistemas conocimiento. Se abordan las bases legales y principios que orientan la Educación del Campo; las características de la Pedagogía de la Alternancia adoptada por las EFA, así como el histórico de la EFA de Valente y contribuciones de la Pedagogía de la Alternancia, apuntadas por las familias, como decisivas en la formación humana de los alumnos. Los resultados evidenciados apuntan a la motivación de la continuidad de los estudios, de la aplicación de los conocimientos en el propio lugar donde vive, además de una formación integral del estudiante, en el ámbito cognitivo, afectivo y de valores necesarios para la vida social. De esta forma, la EFA Valente-Ba cumple su propósito de educación inclusiva y garantiza el aprendizaje significativo, involucrando a los segmentos familia y comunidad, para atribuir sentido al modo de vida propio del Campo.
Palavra em espanhol: Rural education
Agricultural family
Pedagogy of alternation
Valente-Bahia
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 28-Fev-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-21T18:15:44Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3852
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedagogia_Alternancia_Contribuicoes_2018.pdf930,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.