Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3852
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Raul Araújo de | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-21T18:15:44Z | - |
dc.date.available | 2024-10-21T18:15:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Raul Araújo de. Pedagogia da alternância: contribuições para a formação humana do educando e fortalecimento da relação família/escola na EFA de Valente - Bahia, Amargosa-BA. 2019. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3852 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Família agrícola | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da alternância | pt_BR |
dc.subject | Valente-Bahia | pt_BR |
dc.title | Pedagogia da alternância: contribuições para a formação humana do educando e fortalecimento da relação família/escola na EFA de Valente - Bahia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho traz a discussão acerca da Educação do Campo na Escola Família Agrícola de Valente - Bahia e as contribuições da sua metodologia - Pedagogia da Alternância - para a formação humana do educando. Nesse bojo enfatizam-se a escuta e o fortalecimento da relação família/escola na referida escola. O texto tem como objetivo evidenciar as implicações da Pedagogia da Alternância na formação do educando a partir das relações entre família/escola na EFA de Valente-Bahia. Tratase de uma pesquisa embasada na concepção de Educação do Campo não apenas como modalidade de educação definida na legislação educacional, mas na perspectiva de educação como ato político, contextualizado e que por isso considera os saberes externos à escola como primordiais para a sistematização dos conhecimentos. São abordadas as bases legais e princípios que norteiam a Educação do Campo; características da Pedagogia da Alternância adotada pelas EFAs, bem como o histórico da EFA de Valente e contribuições da Pedagogia da Alternância, apontadas pelas famílias, como decisivas na formação humana dos alunos. Os resultados evidenciados apontam para a motivação da continuidade dos estudos, da aplicação dos conhecimentos no próprio lugar onde vive, além de uma formação integral do estudante, no âmbito cognitivo, afetivo e de valores necessários à vida social. Dessa forma, a EFA Valente-Ba cumpre seu propósito de educação inclusiva e garante a aprendizagem significativa, envolvendo os segmentos família e comunidade, para atribuir sentido ao modo de vida próprio do Campo. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Carlos Adriano da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | Reis, Maíra Lopes dos | - |
dc.contributor.referee2 | Orrico, Nanci Rodrigues | - |
dc.contributor.referee3 | Bispo, Marilene | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
dc.subject.es | Rural education | pt_BR |
dc.subject.es | Agricultural family | pt_BR |
dc.subject.es | Pedagogy of alternation | pt_BR |
dc.subject.es | Valente-Bahia | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Este trabajo trae la discusión acerca de la Educación del Campo en la Escuela Familia Agrícola de Valente - Bahía y las contribuciones de su metodología - Pedagogía de la Alternancia - para la formación humana del educando. En ese bojo enfatizam-se el fortalecimiento de la relación familia / escuela y familia / comunidad en la referida escuela. El texto tiene como objetivo evidenciar las implicaciones de la Pedagogía de la Alternancia en la formación del educando a partir de las relaciones entre familia / escuela en la EFA de Valente-Bahía. Se trata de una investigación basada en la concepción de Educación del Campo no sólo como modalidad de educación definida en la legislación educativa, sino en la perspectiva de educación como acto político, contextualizado y que por ello considera los saberes externos a la escuela como primordiales para la sistematización de los sistemas conocimiento. Se abordan las bases legales y principios que orientan la Educación del Campo; las características de la Pedagogía de la Alternancia adoptada por las EFA, así como el histórico de la EFA de Valente y contribuciones de la Pedagogía de la Alternancia, apuntadas por las familias, como decisivas en la formación humana de los alumnos. Los resultados evidenciados apuntan a la motivación de la continuidad de los estudios, de la aplicación de los conocimientos en el propio lugar donde vive, además de una formación integral del estudiante, en el ámbito cognitivo, afectivo y de valores necesarios para la vida social. De esta forma, la EFA Valente-Ba cumple su propósito de educación inclusiva y garantiza el aprendizaje significativo, involucrando a los segmentos familia y comunidad, para atribuir sentido al modo de vida propio del Campo. | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia_Alternancia_Contribuicoes_2018.pdf | 930,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.