Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Residência Pedagógica: contribuições e limites na formação docente dos/as licenciandos/as em Educação do Campo da UFRB
metadata.dc.creator: Sousa, Ana Cláudia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Terciana Vidal
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Peixoto, Antoniel dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Janaine Zdebski da
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Antoniel dos Santos
Citation: SOUSA, Ana Cláudia de Oliveira. Residência Pedagógica: contribuições e limites na formação docente dos/as licenciandos/as em Educação do Campo da UFRB, Amargosa-BA. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda sobre as contribuições e limites no cotidiano dos residentes, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa-BA,. Tem como questões de pesquisa: O PRP teve contribuição no processo da formação inicial dos licenciandos em educação do campo? De que forma? Quais as limitações do PRP na formação dos licenciandos? O trabalho apresenta como Objetivo Geral: analisar as contribuições e limites do Programa Residência Pedagógica na formação dos licenciandos em educação do campo da (UFRB) e específicos: descrever o programa residência pedagógica na (UFRB); identificar as motivações que levaram os licenciados participarem do PRP e apreender a percepção dos bolsista-residentes sobre o PRP. Como metodologia o estudo ancorou-se na abordagem qualitativa. 7 bolsistas-residentes fizeram parte da pesquisa. O campo empírico da pesquisa foi a Escola Municipal Maria Madre do Rosário, localizada no entroncamento de Laje-Ba, na BR 101. O estudo foi realizado, a partir de um referencial teórico, tendo por base, grandes autores e utilizando-se de pesquisa qualitativa, científica, documental e de campo e por meio de revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada através das seguintes técnicas/ instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturada via WhatsApp, e-mail e Google Formulário. De acordo com os resultados, foi possível identificar os muitos desafios que devem ser superados na educação básica e na formação de educador do campo, sendo preciso desenvolver uma formação mais inovadora, com contextualizações voltadas à realidade dos sujeitos do campo, incorporando políticas públicas, direcionadas ao crescimento intelectual e político do educador.
Keywords: Residência pedagógica
Formação de educadores do campo
Educação do campo - Licenciatura
Professores - Formação
Práticas de ensino
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 2020
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-14T18:20:46Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3830
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