Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Ana Cláudia de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-10-14T18:20:46Z-
dc.date.available2024-10-14T18:20:46Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Cláudia de Oliveira. Residência Pedagógica: contribuições e limites na formação docente dos/as licenciandos/as em Educação do Campo da UFRB, Amargosa-BA. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3830-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de educadores do campopt_BR
dc.subjectEducação do campo - Licenciaturapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleResidência Pedagógica: contribuições e limites na formação docente dos/as licenciandos/as em Educação do Campo da UFRBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso aborda sobre as contribuições e limites no cotidiano dos residentes, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus Amargosa-BA,. Tem como questões de pesquisa: O PRP teve contribuição no processo da formação inicial dos licenciandos em educação do campo? De que forma? Quais as limitações do PRP na formação dos licenciandos? O trabalho apresenta como Objetivo Geral: analisar as contribuições e limites do Programa Residência Pedagógica na formação dos licenciandos em educação do campo da (UFRB) e específicos: descrever o programa residência pedagógica na (UFRB); identificar as motivações que levaram os licenciados participarem do PRP e apreender a percepção dos bolsista-residentes sobre o PRP. Como metodologia o estudo ancorou-se na abordagem qualitativa. 7 bolsistas-residentes fizeram parte da pesquisa. O campo empírico da pesquisa foi a Escola Municipal Maria Madre do Rosário, localizada no entroncamento de Laje-Ba, na BR 101. O estudo foi realizado, a partir de um referencial teórico, tendo por base, grandes autores e utilizando-se de pesquisa qualitativa, científica, documental e de campo e por meio de revisão bibliográfica. A coleta de dados foi realizada através das seguintes técnicas/ instrumentos de pesquisa: entrevistas semiestruturada via WhatsApp, e-mail e Google Formulário. De acordo com os resultados, foi possível identificar os muitos desafios que devem ser superados na educação básica e na formação de educador do campo, sendo preciso desenvolver uma formação mais inovadora, com contextualizações voltadas à realidade dos sujeitos do campo, incorporando políticas públicas, direcionadas ao crescimento intelectual e político do educador.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Terciana Vidal-
dc.contributor.advisor-co1Peixoto, Antoniel dos Santos-
dc.contributor.referee1Silva, Janaine Zdebski da-
dc.contributor.referee2Peixoto, Antoniel dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

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