Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A Visão da comunidade sobre fechamento da escola do campo no município de Milagres-BA: o caso da Escola Estadual dos Dez Reis
metadata.dc.creator: Silva, Reijane Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Moura, Terciana Vidal
metadata.dc.contributor.referee1: Orrico, Nanci Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee2: Rolim, Inaiara Alves
Référence bibliographique: SILVA, Reijane Santos da. A Visão da comunidade sobre fechamento da escola do campo no município de Milagres-BA: o caso da Escola Estadual dos Dez Reis, Amargosa-BA. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa é fruto de uma pesquisa realizada na Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e tem como foco refletir sobre a visão da comunidade a respeito do fechamento da Escola Estadual dos Dez Reis do município de Milagres-Bahia. Esta pesquisa parte da compreensão de que o fechamento das escolas do campo tem sido uma preocupação nas localidades rurais, pois cada escola fechada impacta negativamente e evidencia diversos problemas para os alunos que vivem no campo, bem como implicações para própria vida e dinâmica da comunidade onde a escola está localizada. Assim, esta investigação buscou sistematizar a história da Escola Estadual dos Dez Reis contada pelos sujeitos da pesquisa; identificar as consequências educacionais provocado pelo fechamento da escola quanto ao acesso dos moradores à escolarização; identificar as consequências na comunidade provocadas pelo fechamento da escola; e sistematizar os principais aspectos apontados pela comunidade em relação ao fechamento da escola. Para compreender o fenômeno do fechamento das escolas do campo, a pesquisa seguiu os princípios da abordagem qualitativa, por entendermos ser a mais adequada para dar contas da questão e objetivos da pesquisa. A pesquisa teve como campo empírico a Escola Estadual do Dez Reis, município de MilagresBA. Como sujeitos da pesquisa contamos com a participação dos moradores da comunidade que tiveram uma relação mais direta com a escola como: professores, ex-alunos e moradores. Como técnica de pesquisa utilizamos análise documental e entrevista semiestruturada. Como resultado dessa investigação, destacamos que: o fechamento da Escola Estadual dos Dez Reis foi feito sem uma reflexão ou diálogo sobre os impactos desse processo na comunidade; a ausência da escola é uma realidade que impõe inúmeros desafios aos estudantes para concluírem a educação básica; a Comunidade Dez Reis teve um grande esvaziamento, pois o fechamento da escola alterou toda a dinâmica do modo de vida na comunidade. Como considerações apontamos que resistir contra o processo de fechamento de escolas do campo, implica a necessidade de reorganização da educação das comunidades campesinas a partir de suas especificidades socioculturais e o reconhecimento da identidade das escolas desse espaço.
Mots-clés: Educação do campo
Escola do campo
Fechamento de escolas
Direito à educação
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 23-déc-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-14T13:08:58Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3821
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

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