Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3821
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | A Visão da comunidade sobre fechamento da escola do campo no município de Milagres-BA: o caso da Escola Estadual dos Dez Reis |
metadata.dc.creator: | Silva, Reijane Santos da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Moura, Terciana Vidal |
metadata.dc.contributor.referee1: | Orrico, Nanci Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rolim, Inaiara Alves |
Citation: | SILVA, Reijane Santos da. A Visão da comunidade sobre fechamento da escola do campo no município de Milagres-BA: o caso da Escola Estadual dos Dez Reis, Amargosa-BA. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa é fruto de uma pesquisa realizada na Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB e tem como foco refletir sobre a visão da comunidade a respeito do fechamento da Escola Estadual dos Dez Reis do município de Milagres-Bahia. Esta pesquisa parte da compreensão de que o fechamento das escolas do campo tem sido uma preocupação nas localidades rurais, pois cada escola fechada impacta negativamente e evidencia diversos problemas para os alunos que vivem no campo, bem como implicações para própria vida e dinâmica da comunidade onde a escola está localizada. Assim, esta investigação buscou sistematizar a história da Escola Estadual dos Dez Reis contada pelos sujeitos da pesquisa; identificar as consequências educacionais provocado pelo fechamento da escola quanto ao acesso dos moradores à escolarização; identificar as consequências na comunidade provocadas pelo fechamento da escola; e sistematizar os principais aspectos apontados pela comunidade em relação ao fechamento da escola. Para compreender o fenômeno do fechamento das escolas do campo, a pesquisa seguiu os princípios da abordagem qualitativa, por entendermos ser a mais adequada para dar contas da questão e objetivos da pesquisa. A pesquisa teve como campo empírico a Escola Estadual do Dez Reis, município de MilagresBA. Como sujeitos da pesquisa contamos com a participação dos moradores da comunidade que tiveram uma relação mais direta com a escola como: professores, ex-alunos e moradores. Como técnica de pesquisa utilizamos análise documental e entrevista semiestruturada. Como resultado dessa investigação, destacamos que: o fechamento da Escola Estadual dos Dez Reis foi feito sem uma reflexão ou diálogo sobre os impactos desse processo na comunidade; a ausência da escola é uma realidade que impõe inúmeros desafios aos estudantes para concluírem a educação básica; a Comunidade Dez Reis teve um grande esvaziamento, pois o fechamento da escola alterou toda a dinâmica do modo de vida na comunidade. Como considerações apontamos que resistir contra o processo de fechamento de escolas do campo, implica a necessidade de reorganização da educação das comunidades campesinas a partir de suas especificidades socioculturais e o reconhecimento da identidade das escolas desse espaço. |
Keywords: | Educação do campo Escola do campo Fechamento de escolas Direito à educação |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 23-Dec-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-14T13:08:58Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3821 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Visao_Comunidade_Fechamento_TCC_2022.pdf | 620,16 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.