Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Interação nas redes sociais e variação no uso da língua: um olhar acerca do grupo “UFRB” no Facebook
metadata.dc.creator: Souza, Letícia Santana de
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Fernanda Maria Almeida dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cristo, Adielson Ramos de
metadata.dc.contributor.referee2: Lé, Jaqueline Barreto
Référence bibliographique: SOUZA, Letícia Santana de. Interação nas redes sociais e variação no uso da língua: um olhar acerca do grupo “UFRB” no Facebook. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso propõe apresentar como estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia interagem na rede social Facebook utilizando a língua portuguesa de modo a propiciar variações linguísticas. De modo mais específico, procuramos analisar as variações nos diversos níveis da língua, através das postagens desses estudantes e da comunidade externa inserida no grupo “UFRB” na referida rede social e averiguar quando as diferentes variantes são utilizadas nos espaços digitais, considerando-se as variáveis sociais sexo e faixa etária. Além disso, a pesquisa tem o intuito de comparar a escrita desses estudantes com a escrita de membros da comunidade externa e analisar dois gêneros discursivos utilizados na rede social: postagem e comentário. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como referencial teórico os estudos de Alkmim (2003), Bagno (2007; 2013), Barton e Lee (2015), Camacho (2003), Castells (1999), Cezário e Votre (2013), Coelho (2015), Labov (2008), Lévy (1999) e outros. A análise dos dados embasou-se nos fundamentos da pesquisa explicativa, com método de abordagem qualitativa e quantitativa. As publicações feitas pelos sujeitos selecionados são o corpus da nossa proposta de análise, em que foi possível verificar como a utilização das redes sociais contribui para uma escrita mais espontânea e diversificada no âmbito das redes sociais.
Mots-clés: Língua portuguesa
Rede social - Facebook
Variação linguística
Sociolinguística
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 12-déc-2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-09T19:47:48Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3805
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Letras - TCC

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