Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3805
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Interação nas redes sociais e variação no uso da língua: um olhar acerca do grupo “UFRB” no Facebook |
metadata.dc.creator: | Souza, Letícia Santana de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cristo, Adielson Ramos de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lé, Jaqueline Barreto |
Citación : | SOUZA, Letícia Santana de. Interação nas redes sociais e variação no uso da língua: um olhar acerca do grupo “UFRB” no Facebook. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso propõe apresentar como estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia interagem na rede social Facebook utilizando a língua portuguesa de modo a propiciar variações linguísticas. De modo mais específico, procuramos analisar as variações nos diversos níveis da língua, através das postagens desses estudantes e da comunidade externa inserida no grupo “UFRB” na referida rede social e averiguar quando as diferentes variantes são utilizadas nos espaços digitais, considerando-se as variáveis sociais sexo e faixa etária. Além disso, a pesquisa tem o intuito de comparar a escrita desses estudantes com a escrita de membros da comunidade externa e analisar dois gêneros discursivos utilizados na rede social: postagem e comentário. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como referencial teórico os estudos de Alkmim (2003), Bagno (2007; 2013), Barton e Lee (2015), Camacho (2003), Castells (1999), Cezário e Votre (2013), Coelho (2015), Labov (2008), Lévy (1999) e outros. A análise dos dados embasou-se nos fundamentos da pesquisa explicativa, com método de abordagem qualitativa e quantitativa. As publicações feitas pelos sujeitos selecionados são o corpus da nossa proposta de análise, em que foi possível verificar como a utilização das redes sociais contribui para uma escrita mais espontânea e diversificada no âmbito das redes sociais. |
Palabras clave : | Língua portuguesa Rede social - Facebook Variação linguística Sociolinguística |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 12-dic-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-09T19:47:48Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3805 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Interacao_Redes_Sociais_TCC_2019.pdf | 3,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.