Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3805
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Letícia Santana de-
dc.date.accessioned2024-10-09T19:47:48Z-
dc.date.available2024-10-09T19:47:48Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.citationSOUZA, Letícia Santana de. Interação nas redes sociais e variação no uso da língua: um olhar acerca do grupo “UFRB” no Facebook. 2019. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3805-
dc.description.sponsorshipOutra agênciapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectRede social - Facebookpt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.titleInteração nas redes sociais e variação no uso da língua: um olhar acerca do grupo “UFRB” no Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso propõe apresentar como estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia interagem na rede social Facebook utilizando a língua portuguesa de modo a propiciar variações linguísticas. De modo mais específico, procuramos analisar as variações nos diversos níveis da língua, através das postagens desses estudantes e da comunidade externa inserida no grupo “UFRB” na referida rede social e averiguar quando as diferentes variantes são utilizadas nos espaços digitais, considerando-se as variáveis sociais sexo e faixa etária. Além disso, a pesquisa tem o intuito de comparar a escrita desses estudantes com a escrita de membros da comunidade externa e analisar dois gêneros discursivos utilizados na rede social: postagem e comentário. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como referencial teórico os estudos de Alkmim (2003), Bagno (2007; 2013), Barton e Lee (2015), Camacho (2003), Castells (1999), Cezário e Votre (2013), Coelho (2015), Labov (2008), Lévy (1999) e outros. A análise dos dados embasou-se nos fundamentos da pesquisa explicativa, com método de abordagem qualitativa e quantitativa. As publicações feitas pelos sujeitos selecionados são o corpus da nossa proposta de análise, em que foi possível verificar como a utilização das redes sociais contribui para uma escrita mais espontânea e diversificada no âmbito das redes sociais.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee1Cristo, Adielson Ramos de-
dc.contributor.referee2Lé, Jaqueline Barreto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interacao_Redes_Sociais_TCC_2019.pdf3,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.