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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Prática de análise linguística: um olhar sobre o ensino de língua portuguesa em uma escola de Amargosa/BA
metadata.dc.creator: Cerqueira, Maria Viviane Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Vecchia, Adriana Dalla
Citación : CERQUEIRA, Maria Viviane Soares. Prática de análise linguística: um olhar sobre o ensino de língua portuguesa em uma escola de Amargosa/BA 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho refere-se a uma investigação sobre o ensino e aprendizagem de língua Portuguesa, com enfoque sobre a prática de análise linguística, buscando-se investigar as razões que dificultam/impedem o professor de Língua Portuguesa de trabalhar com a gramática através da prática de análise linguística, a partir de um plano textual-discursivo-enunciativo como proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. Em termos de metodologia, este estudo assume uma abordagem qualitativa, como procedimento optou-se por pesquisa de campo. Teoricamente, o trabalho se respalda em trabalhos como os de Antunes (2007), Geraldi (1984/2011), Travaglia (2009), Bezerra e Reinaldo (2013), Neves (2008), Campos (2014), Franchi (2008), Bagno (2007), Possenti (2011), Freire (2007) entre outros. Além disso, relacionando aos documentos PCN (BRASIL, 1998) e BNCC (2018) como ponto de referência para a análise da prática dos professores participantes da pesquisa. Assim, por meio deste estudo pode-se compreender que a dificuldade de o professor trabalhar com as questões gramaticais através da análise linguística está associada a sua concepção de gramática, de ensino e de língua, e que tais concepções têm relação com o seu processo de formação inicial e continuada. Devido isso, fica clara a necessidade de manter o professor atualizado sobre as novas orientações teórico-metodológicas, seja por meio de estudos próprios ou/e de cursos de formação continuada, de forma que oriente e propicie ao professor a efetivação das inovações na sua prática pedagógica, e sobretudo, das propostas dos documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018), pois, desse modo, as ciências podem alcançar as salas de aula.
Palabras clave : Língua portuguesa - Ensino
Gramática
Variação linguística
Prática pedagógica
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-07T22:23:43Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3788
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