Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3788
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Prática de análise linguística: um olhar sobre o ensino de língua portuguesa em uma escola de Amargosa/BA |
Autor(es): | Cerqueira, Maria Viviane Soares |
Orientador(a): | Vecchia, Adriana Dalla |
Referência: | CERQUEIRA, Maria Viviane Soares. Prática de análise linguística: um olhar sobre o ensino de língua portuguesa em uma escola de Amargosa/BA 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a uma investigação sobre o ensino e aprendizagem de língua Portuguesa, com enfoque sobre a prática de análise linguística, buscando-se investigar as razões que dificultam/impedem o professor de Língua Portuguesa de trabalhar com a gramática através da prática de análise linguística, a partir de um plano textual-discursivo-enunciativo como proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. Em termos de metodologia, este estudo assume uma abordagem qualitativa, como procedimento optou-se por pesquisa de campo. Teoricamente, o trabalho se respalda em trabalhos como os de Antunes (2007), Geraldi (1984/2011), Travaglia (2009), Bezerra e Reinaldo (2013), Neves (2008), Campos (2014), Franchi (2008), Bagno (2007), Possenti (2011), Freire (2007) entre outros. Além disso, relacionando aos documentos PCN (BRASIL, 1998) e BNCC (2018) como ponto de referência para a análise da prática dos professores participantes da pesquisa. Assim, por meio deste estudo pode-se compreender que a dificuldade de o professor trabalhar com as questões gramaticais através da análise linguística está associada a sua concepção de gramática, de ensino e de língua, e que tais concepções têm relação com o seu processo de formação inicial e continuada. Devido isso, fica clara a necessidade de manter o professor atualizado sobre as novas orientações teórico-metodológicas, seja por meio de estudos próprios ou/e de cursos de formação continuada, de forma que oriente e propicie ao professor a efetivação das inovações na sua prática pedagógica, e sobretudo, das propostas dos documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018), pois, desse modo, as ciências podem alcançar as salas de aula. |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Ensino Gramática Variação linguística Prática pedagógica |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 2019 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-07T22:23:43Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3788 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pratica_Analise_Linguistica_TCC_2019.pdf | 720,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.