Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3788
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cerqueira, Maria Viviane Soares | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T22:23:43Z | - |
dc.date.available | 2024-10-07T22:23:43Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CERQUEIRA, Maria Viviane Soares. Prática de análise linguística: um olhar sobre o ensino de língua portuguesa em uma escola de Amargosa/BA 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3788 | - |
dc.description.sponsorship | Outra agência | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Prática de análise linguística: um olhar sobre o ensino de língua portuguesa em uma escola de Amargosa/BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho refere-se a uma investigação sobre o ensino e aprendizagem de língua Portuguesa, com enfoque sobre a prática de análise linguística, buscando-se investigar as razões que dificultam/impedem o professor de Língua Portuguesa de trabalhar com a gramática através da prática de análise linguística, a partir de um plano textual-discursivo-enunciativo como proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular. Em termos de metodologia, este estudo assume uma abordagem qualitativa, como procedimento optou-se por pesquisa de campo. Teoricamente, o trabalho se respalda em trabalhos como os de Antunes (2007), Geraldi (1984/2011), Travaglia (2009), Bezerra e Reinaldo (2013), Neves (2008), Campos (2014), Franchi (2008), Bagno (2007), Possenti (2011), Freire (2007) entre outros. Além disso, relacionando aos documentos PCN (BRASIL, 1998) e BNCC (2018) como ponto de referência para a análise da prática dos professores participantes da pesquisa. Assim, por meio deste estudo pode-se compreender que a dificuldade de o professor trabalhar com as questões gramaticais através da análise linguística está associada a sua concepção de gramática, de ensino e de língua, e que tais concepções têm relação com o seu processo de formação inicial e continuada. Devido isso, fica clara a necessidade de manter o professor atualizado sobre as novas orientações teórico-metodológicas, seja por meio de estudos próprios ou/e de cursos de formação continuada, de forma que oriente e propicie ao professor a efetivação das inovações na sua prática pedagógica, e sobretudo, das propostas dos documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018), pois, desse modo, as ciências podem alcançar as salas de aula. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vecchia, Adriana Dalla | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pratica_Analise_Linguistica_TCC_2019.pdf | 720,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.