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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3782
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | O Apagamento dos róticos por estudantes amargosenses: interferências da linguagem oral na escrita. |
Autor(es): | Correia, Amanda Rodrigues Brandão |
Orientador(a): | Oliveira, Genivaldo da Conceição |
Membro(a) da banca: | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
Membro(a) da banca: | Rocha, Eleomarques Ferreira |
Resumo: | Na presente pesquisa, à luz da sociolinguística variacionista, analisamos o apagamento dos róticos na oralidade de estudantes amargosenses a fim de perceber se a supressão do fonema /r/ na oralidade interfere na escrita desses estudantes. Neste estudo avaliamos se existe um contexto que propicia esse fenômeno e se o gênero sexual (masculino ou feminino) influencia na queda do /r/ em coda silábica. Observamos também se com o avanço na escolarização esse fenômeno é superado. Nosso corpus é constituído a partir da leitura de um texto, escrito pela autora do trabalho, e de um questionário sobre o texto, cujo objetivo era induzir indiretamente os estudantes a respondê-lo com palavras que possuem róticos em coda silábica. O presente questionário foi respondido na modalidade oral e escrita. A leitura do texto, bem como a resposta ao questionário, foi feita por quatro estudantes, dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, do 6º ano e quatro estudantes, dois do sexo feminino e dois do sexo masculino do 8º ano. As atividades orais foram gravadas e fizemos a transcrição grafemática obedecendo ao padrão fonético dos alunos. A partir desta análise, verificamos que a oralidade interfere na escrita e o avanço na escolarização influencia na superação do fenômeno de apagamento dos róticos. Para 30% de supressão do /r/ na oralidade de informantes do 6º ano aconteceu 12% na escrita. Os informantes do 8º ano apagaram 19% na oralidade e 3% na escrita. Constatamos que os informantes do sexo masculino mantiveram o rótico em coda silábica com mais frequência que informantes do sexo feminino pelo fato de que 13% das supressões do /r/ foram cometidas por informantes do sexo masculino do 6º ano e 6% pelos entrevistados do 8º. 17 % da ocorrência desse fenômeno foi realizada por informantes do sexo feminino do 6º ano e 13% por alunas do 8º. |
Palavras-chave: | Linguística - Fonologia Fonética - Róticos Escrita Oralidade Sociolinguística variacionista |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 17-Fev-2016 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-07T20:39:09Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3782 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
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