Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Amanda Rodrigues Brandão-
dc.date.accessioned2024-10-07T20:39:09Z-
dc.date.available2024-10-07T20:39:09Z-
dc.date.issued2016-02-17-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3782-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística - Fonologiapt_BR
dc.subjectFonética - Róticospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectSociolinguística variacionistapt_BR
dc.titleO Apagamento dos róticos por estudantes amargosenses: interferências da linguagem oral na escrita.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNa presente pesquisa, à luz da sociolinguística variacionista, analisamos o apagamento dos róticos na oralidade de estudantes amargosenses a fim de perceber se a supressão do fonema /r/ na oralidade interfere na escrita desses estudantes. Neste estudo avaliamos se existe um contexto que propicia esse fenômeno e se o gênero sexual (masculino ou feminino) influencia na queda do /r/ em coda silábica. Observamos também se com o avanço na escolarização esse fenômeno é superado. Nosso corpus é constituído a partir da leitura de um texto, escrito pela autora do trabalho, e de um questionário sobre o texto, cujo objetivo era induzir indiretamente os estudantes a respondê-lo com palavras que possuem róticos em coda silábica. O presente questionário foi respondido na modalidade oral e escrita. A leitura do texto, bem como a resposta ao questionário, foi feita por quatro estudantes, dois do sexo feminino e dois do sexo masculino, do 6º ano e quatro estudantes, dois do sexo feminino e dois do sexo masculino do 8º ano. As atividades orais foram gravadas e fizemos a transcrição grafemática obedecendo ao padrão fonético dos alunos. A partir desta análise, verificamos que a oralidade interfere na escrita e o avanço na escolarização influencia na superação do fenômeno de apagamento dos róticos. Para 30% de supressão do /r/ na oralidade de informantes do 6º ano aconteceu 12% na escrita. Os informantes do 8º ano apagaram 19% na oralidade e 3% na escrita. Constatamos que os informantes do sexo masculino mantiveram o rótico em coda silábica com mais frequência que informantes do sexo feminino pelo fato de que 13% das supressões do /r/ foram cometidas por informantes do sexo masculino do 6º ano e 6% pelos entrevistados do 8º. 17 % da ocorrência desse fenômeno foi realizada por informantes do sexo feminino do 6º ano e 13% por alunas do 8º.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Genivaldo da Conceição-
dc.contributor.referee1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee2Rocha, Eleomarques Ferreira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
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