Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3777
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Duas faces de uma mesma realidade: avanços e retrocessos da Escola Família Agrícola Mãe Jovina frente às políticas públicas
metadata.dc.creator: Oliveira, Rebeca Bispo
metadata.dc.contributor.advisor1: Verdério, Alex
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Selidalva Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee2: Burghgrave, Thierry de
Citation: OLIVEIRA, Rebeca Bispo. Duas faces de uma mesma realidade: avanços e retrocessos da Escola Família Agrícola Mãe Jovina frente às políticas públicas, Amargosa-BA. 2022. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia visa analisar as políticas públicas de financiamento no âmbito de uma Escola Família Agrícola, tendo como lócus de investigação a Escola Família Agrícola Mãe Jovina, localizada no município de Ruy Barbosa, Bahia. Para tanto, tem-se como questão: Como as políticas públicas de financiamento influenciam para os avanços e retrocessos da Escola Família Agrícola Mãe Jovina? Para isso, a pesquisa guiou-se por uma abordagem qualitativa, feita através de procedimentos de pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Na coleta dos dados foi adotada a técnica de entrevista com professores(as), direção e membros da associação mantenedora da instituição. Utilizando-se da análise de conteúdo para o tratamento dos dados. A pesquisa promove uma discussão da relação Estado e Escolas Famílias Agrícolas, possibilitando uma compreensão da realidade e caminhos construídos pelas Escolas Famílias Agrícolas nesta relação. Os resultados apontam para os desafios que vão sendo verificados e as estratégias que vão sendo traçadas diante dos efeitos das políticas públicas de financiamento sobre a escola. Vários fatores marcam essa realidade, pois, a falta de políticas públicas específicas pode comprometer as atividades escolares. Por outro lado, verifica-se também que algumas políticas públicas contribuem para a continuidade e progresso do planejamento da instituição, bem como atingindo seus(as) beneficiários(as) de maneira positiva. É visível como a Escola Família Mãe Jovina constrói no bojo da luta por Educação do Campo táticas para contornar as dificuldades postas e garantir, através da Pedagogia da Alternância, uma educação de qualidade, contextualizada e crítica para jovens do campo, germinado em seu meio transformações no interior e para além da escola.
Keywords: Educação do campo
Agricultura familiar
Pedagogia da alternância
Políticas públicas
Abstract: This monograph aims to analyze public financing policies within an Agricultural Family School, with as research locus the Mãe Jovina Agricultural Family School, located in the municipality of Ruy Barbosa, Bahia, Brazil. To this end, one has as question: How do public financing policies influence the advances and setbacks of the Mother Jovina Agricultural Family School? To this end, the research was guided by a qualitative approach, made through field, bibliographic and documentary research procedures. In the collection of data, the technique of interviewing teachers, management and members of the maintenance association of the institution was adopted. Using content analysis for data processing. The research promotes a discussion of the relationship State and Family Agricultural Schools, allowing an understanding of the reality and paths built by the Family Agricultural Schools in this relationship. The results point to the challenges that are being addressed and the strategies that are being outlined in the face of the effects of public funding policies on schools. Several factors mark this reality, because the lack of specific public policies can compromise school activities. On the other hand, it is also noted that some public policies contribute to the continuity and progress of the planning of the institution, as well as reaching its beneficiaries in a positive way. It is visible how the Mãe Jovina Family School builds in the Capacity of the struggle for Tactical Rural Education to circumvent the difficulties posed and ensure, through the Pedagogy of Alternance, a quality education, contextualized and critical for young people of the Rural Area, germinated in their midst transformations within and beyond the school.
metadata.dc.subject.en: Rural education
Family farming
Pedagogy of alternance
Public policies
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 12-Dec-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-04T20:25:56Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3777
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Duas_Faces_Realidade_TCC_2022.pdf3,35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.