Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A Utilização de recursos visuais na educação de alunos surdos
metadata.dc.creator: Santos, Edinete Ribeiro de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Barbosa, Fabíola Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Marins, Midian Jesus de Souza
Référence bibliographique: SANTOS, Edinete Ribeiro de Lima. A utilização de recursos visuais na educação de alunos surdos, Amargosa-BA. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Tendo em vista que os estudos direcionados para a educação de alunos surdos apontam que estes educandos, principalmente os que possuem surdez congênita, têm mais possibilidades de desenvolvimento no contexto escolar quando adquirem a língua de sinais e aprendem através de processos de ensino que envolvam recursos visuais, esta pesquisa, realizada em três escolas públicas da rede regular de ensino, na cidade de Amargosa-BA, pretendeu analisar se os recursos imagéticos eram utilizados por professores de Língua Portuguesa como suporte para as metodologias de ensino e aprendizagem na educação de estudantes surdos. Após inserção no campo empírico surgiu, também, a necessidade de conhecer as concepções dos intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, sobre a atuação dos mesmos nos contextos investigados, uma vez que eles, desenvolviam atividades de ensino e aprendizagem em sala de aula. As discussões realizadas por diversos teóricos, dentre eles Falcão (2013), Oliveira (2009), Gesueli (1998), Perlin e Strobel (2006), Quadros (2006) e Fernandes (2014), assim como, os documentos legais sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a educação de surdos no Brasil, sobretudo, o decreto 5.626/2005, contribuíram para o embasamento teórico do estudo. Por se tratar de uma pesquisa de campo, a coleta de dados foi realizada através de questionários, com perguntas subjetivas, o que garantiu mais liberdade de expressão aos participantes. Os dados foram analisados com base em uma abordagem qualitativa e apontaram que os professores pesquisados raramente utilizavam os recursos imagéticos em suas aulas, possuíam poucos conhecimentos sobre as especificidades da educação de surdos e não eram proficientes em Libras. Com isso, os intérpretes por terem conhecimentos sobre a língua de sinais faziam um trabalho diferenciado com os alunos surdos e realizavam atividades não características de sua atribuição. As discussões realizadas indicam uma necessidade de formação de professores bilíngues para a educação de surdos, a fim de que os professores sejam capacitados para proporcionar um ensino que favoreça a aprendizagem visual e que atenda as peculiaridades educacionais dos seus alunos.
Mots-clés: Educação - Língua portuguesa
Linguagem
Libras
Professores - Formação
Recurso visual
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 24-fév-2016
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-04T19:30:18Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3773
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Letras - TCC

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