Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3773
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | A Utilização de recursos visuais na educação de alunos surdos |
metadata.dc.creator: | Santos, Edinete Ribeiro de Lima |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barbosa, Fabíola Moraes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Marins, Midian Jesus de Souza |
Citation: | SANTOS, Edinete Ribeiro de Lima. A utilização de recursos visuais na educação de alunos surdos, Amargosa-BA. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016. |
metadata.dc.description.resumo: | Tendo em vista que os estudos direcionados para a educação de alunos surdos apontam que estes educandos, principalmente os que possuem surdez congênita, têm mais possibilidades de desenvolvimento no contexto escolar quando adquirem a língua de sinais e aprendem através de processos de ensino que envolvam recursos visuais, esta pesquisa, realizada em três escolas públicas da rede regular de ensino, na cidade de Amargosa-BA, pretendeu analisar se os recursos imagéticos eram utilizados por professores de Língua Portuguesa como suporte para as metodologias de ensino e aprendizagem na educação de estudantes surdos. Após inserção no campo empírico surgiu, também, a necessidade de conhecer as concepções dos intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, sobre a atuação dos mesmos nos contextos investigados, uma vez que eles, desenvolviam atividades de ensino e aprendizagem em sala de aula. As discussões realizadas por diversos teóricos, dentre eles Falcão (2013), Oliveira (2009), Gesueli (1998), Perlin e Strobel (2006), Quadros (2006) e Fernandes (2014), assim como, os documentos legais sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a educação de surdos no Brasil, sobretudo, o decreto 5.626/2005, contribuíram para o embasamento teórico do estudo. Por se tratar de uma pesquisa de campo, a coleta de dados foi realizada através de questionários, com perguntas subjetivas, o que garantiu mais liberdade de expressão aos participantes. Os dados foram analisados com base em uma abordagem qualitativa e apontaram que os professores pesquisados raramente utilizavam os recursos imagéticos em suas aulas, possuíam poucos conhecimentos sobre as especificidades da educação de surdos e não eram proficientes em Libras. Com isso, os intérpretes por terem conhecimentos sobre a língua de sinais faziam um trabalho diferenciado com os alunos surdos e realizavam atividades não características de sua atribuição. As discussões realizadas indicam uma necessidade de formação de professores bilíngues para a educação de surdos, a fim de que os professores sejam capacitados para proporcionar um ensino que favoreça a aprendizagem visual e que atenda as peculiaridades educacionais dos seus alunos. |
Keywords: | Educação - Língua portuguesa Linguagem Libras Professores - Formação Recurso visual |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 24-Feb-2016 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-04T19:30:18Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3773 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Utilizacao_Recursos_Visuais_TCC_2016.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.