Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Edinete Ribeiro de Lima-
dc.date.accessioned2024-10-04T19:30:18Z-
dc.date.available2024-10-04T19:30:18Z-
dc.date.issued2016-02-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Edinete Ribeiro de Lima. A utilização de recursos visuais na educação de alunos surdos, Amargosa-BA. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3773-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Língua portuguesapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectRecurso visualpt_BR
dc.titleA Utilização de recursos visuais na educação de alunos surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoTendo em vista que os estudos direcionados para a educação de alunos surdos apontam que estes educandos, principalmente os que possuem surdez congênita, têm mais possibilidades de desenvolvimento no contexto escolar quando adquirem a língua de sinais e aprendem através de processos de ensino que envolvam recursos visuais, esta pesquisa, realizada em três escolas públicas da rede regular de ensino, na cidade de Amargosa-BA, pretendeu analisar se os recursos imagéticos eram utilizados por professores de Língua Portuguesa como suporte para as metodologias de ensino e aprendizagem na educação de estudantes surdos. Após inserção no campo empírico surgiu, também, a necessidade de conhecer as concepções dos intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, sobre a atuação dos mesmos nos contextos investigados, uma vez que eles, desenvolviam atividades de ensino e aprendizagem em sala de aula. As discussões realizadas por diversos teóricos, dentre eles Falcão (2013), Oliveira (2009), Gesueli (1998), Perlin e Strobel (2006), Quadros (2006) e Fernandes (2014), assim como, os documentos legais sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a educação de surdos no Brasil, sobretudo, o decreto 5.626/2005, contribuíram para o embasamento teórico do estudo. Por se tratar de uma pesquisa de campo, a coleta de dados foi realizada através de questionários, com perguntas subjetivas, o que garantiu mais liberdade de expressão aos participantes. Os dados foram analisados com base em uma abordagem qualitativa e apontaram que os professores pesquisados raramente utilizavam os recursos imagéticos em suas aulas, possuíam poucos conhecimentos sobre as especificidades da educação de surdos e não eram proficientes em Libras. Com isso, os intérpretes por terem conhecimentos sobre a língua de sinais faziam um trabalho diferenciado com os alunos surdos e realizavam atividades não características de sua atribuição. As discussões realizadas indicam uma necessidade de formação de professores bilíngues para a educação de surdos, a fim de que os professores sejam capacitados para proporcionar um ensino que favoreça a aprendizagem visual e que atenda as peculiaridades educacionais dos seus alunos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Theresa Cristina Bastos Costa de-
dc.contributor.referee1Barbosa, Fabíola Moraes-
dc.contributor.referee2Marins, Midian Jesus de Souza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
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