Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3761
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: O Lugar da literatura infantil na classe multisseriada: um olhar acerca do processo de mediação do autor/contador com o leitor/ouvinte
Autor(es): Santos, Judite Araújo dos
Orientador(a): Cordeiro, Tarcísio Fernandes
Referência: SANTOS, Judite Araújo dos. O lugar da literatura infantil na classe multisseriada: um olhar acerca do processo de mediação do autor/contador com o leitor/ouvinte, Amargosa-BA. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2016.
Resumo: A literatura infantil é uma área do conhecimento de suma importância para a formação da criança leitora. No entanto, é vista, por muitos, como uma literatura menor. Neste contexto, busca-se investigar como a literatura infantil tem sido compreendida e trabalhada por uma comunidade escolar, mais precisamente em uma turma multisseriada de uma escola no campo, em Amargosa - Bahia. Para tanto, a presente pesquisa intenta responder as seguintes questões: em qual perspectiva tem-se trabalhado com a Literatura Infantil, reconhecendo sua importância para a formação do leitor literário? Busca-se ainda compreender como ocorre o processo de mediação do autor/contador com o leitor/ouvinte. Para responder a esses questionamentos, fez-se necessário utilizar-se do instrumental metodológico da pesquisa participativa, o que contribuiu para a posterior análise dos dados coligidos nas classes multisseriadas. Em síntese, espera-se com essa investigação contribuir para uma maior visibilidade do ensino de literatura infantil, visto que esta é uma área de suma importância para a formação do leitor. Afinal, cabe-nos reconhecer que há ainda uma grande distância entre o que propõem os estudos na área e o que se observa no cotidiano das salas de aula.
Palavras-chave: Literatura infantil
Classe multisseriada
Escola do campo
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2016
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-01T22:37:57Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3761
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lugar_Literatura_Infantil_TCC_2016.pdf380,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.