Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3748
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Literatura no contexto do ensino remoto: uma leitura de experiências docentes |
Autor(es): | Jesus, Ana Cristina Nascimento de |
Orientador(a): | Cordeiro, Tarcísio Fernandes |
Membro(a) da banca: | Dalla Vecchia, Adriana |
Membro(a) da banca: | Fonseca, Silvana Carvalho da |
Referência: | JESUS, Ana Cristina Nascimento de. Literatura no contexto do ensino remoto: uma leitura de experiências docentes, Amargosa-BA. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. |
Resumo: | O vírus da COVID-19 apresentou um desafio para a sociedade global. Desde março de 2020, diante do cenário estabelecido pela pandemia, o isolamento social passou ser a principal forma de controle da disseminação dessa doença no Brasil. As instituições educacionais, enquanto espaços de alta interação social, precisaram repensar formas para dar continuidade aos processos de ensino-aprendizagem, com destaque para a utilização de metodologias específicas para o ensino remoto, pois essa “nova realidade” se estendeu muito além do que fora inicialmente previsto. É nesse contexto, com muitas e variadas perdas, que a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de apresentar uma reflexão acerca das experiências docentes sobre as aulas de literatura no contexto do ensino remoto, em virtude da suspensão das atividades presenciais pela pandemia da COVID-19. Para a construção dessa produção acadêmica, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, em que trinta (30) professoras/es que lecionaram, em diferentes níveis de ensino, aulas remotas de literatura responderam a um questionário eletrônico com vinte e três (23) questões. Em linhas gerais, dentre outros temas, buscou-se entender questões como: foi possível proporcionar um ensino de literatura em um contexto tão atípico? Qual o legado deixado pelo ensino remoto? Quais os maiores desafios enfrentados pelas/os educadoras/es? Como reagiram as/os docentes e a sociedade a essa realidade imposta? Foi possível avaliar a aprendizagem das/dos alunas/os, nesse cenário? Para auxiliar nas discussões teóricas, os principais autores foram: Barthes (2010) com as ponderações sobre o ensino de literatura, Todorov (2009) na discussão sobre o decréscimo de leitores literários e Oliveira (2014) que problematiza a necessidade dos professores nas discussões literárias. Ao fim dessa pesquisa, foi possível tecer uma análise reflexiva em diálogo com as experiências vivenciadas das/dos professoras/es de literatura no ensino remoto, cujos principais resultados foram a criação de metodologias para superar os desafios de um ensino de literatura fora do espaço físico habitual. Essas novas experiências sobre a dinâmica de aprendizagem, em especial as mediadas por tecnologias, poderão ser incorporadas no retorno às aulas presenciais. Em contrapartida, as marcas traumáticas também irão persistir sob diversas formas, cujas dores, de uma docência em tempo de crise, precisam ser melhor acolhidas pelas instituições educacionais e pela sociedade. |
Palavras-chave: | COVID-19, Pandemia de, 2020- Ensino remoto Literatura Práticas de ensino Professores - Formação Isolamento social |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 29-Set-2021 |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-01T16:40:14Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3748 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Literatura_Contexto_Ensino_TCC_2021.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.