Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3748
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Literatura no contexto do ensino remoto: uma leitura de experiências docentes
metadata.dc.creator: Jesus, Ana Cristina Nascimento de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Tarcísio Fernandes
metadata.dc.contributor.referee1: Dalla Vecchia, Adriana
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Silvana Carvalho da
Citation: JESUS, Ana Cristina Nascimento de. Literatura no contexto do ensino remoto: uma leitura de experiências docentes, Amargosa-BA. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O vírus da COVID-19 apresentou um desafio para a sociedade global. Desde março de 2020, diante do cenário estabelecido pela pandemia, o isolamento social passou ser a principal forma de controle da disseminação dessa doença no Brasil. As instituições educacionais, enquanto espaços de alta interação social, precisaram repensar formas para dar continuidade aos processos de ensino-aprendizagem, com destaque para a utilização de metodologias específicas para o ensino remoto, pois essa “nova realidade” se estendeu muito além do que fora inicialmente previsto. É nesse contexto, com muitas e variadas perdas, que a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de apresentar uma reflexão acerca das experiências docentes sobre as aulas de literatura no contexto do ensino remoto, em virtude da suspensão das atividades presenciais pela pandemia da COVID-19. Para a construção dessa produção acadêmica, realizou-se uma pesquisa quanti-qualitativa, em que trinta (30) professoras/es que lecionaram, em diferentes níveis de ensino, aulas remotas de literatura responderam a um questionário eletrônico com vinte e três (23) questões. Em linhas gerais, dentre outros temas, buscou-se entender questões como: foi possível proporcionar um ensino de literatura em um contexto tão atípico? Qual o legado deixado pelo ensino remoto? Quais os maiores desafios enfrentados pelas/os educadoras/es? Como reagiram as/os docentes e a sociedade a essa realidade imposta? Foi possível avaliar a aprendizagem das/dos alunas/os, nesse cenário? Para auxiliar nas discussões teóricas, os principais autores foram: Barthes (2010) com as ponderações sobre o ensino de literatura, Todorov (2009) na discussão sobre o decréscimo de leitores literários e Oliveira (2014) que problematiza a necessidade dos professores nas discussões literárias. Ao fim dessa pesquisa, foi possível tecer uma análise reflexiva em diálogo com as experiências vivenciadas das/dos professoras/es de literatura no ensino remoto, cujos principais resultados foram a criação de metodologias para superar os desafios de um ensino de literatura fora do espaço físico habitual. Essas novas experiências sobre a dinâmica de aprendizagem, em especial as mediadas por tecnologias, poderão ser incorporadas no retorno às aulas presenciais. Em contrapartida, as marcas traumáticas também irão persistir sob diversas formas, cujas dores, de uma docência em tempo de crise, precisam ser melhor acolhidas pelas instituições educacionais e pela sociedade.
Keywords: COVID-19, Pandemia de, 2020-
Ensino remoto
Literatura
Práticas de ensino
Professores - Formação
Isolamento social
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 29-Sep-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-01T16:40:14Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3748
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Literatura_Contexto_Ensino_TCC_2021.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.