Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Pedagogia da UFRB: o olhar dos estudantes do curso sobre a sua identidade profissional
metadata.dc.creator: Santos, Edna Lima dos Santos dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Clark, Geórgia Nellie
Citación : SANTOS, Edna Lima dos Santos dos. Pedagogia da UFRB: o olhar dos estudantes do curso sobre a sua identidade profissional, Amargosa-BA. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A proposta deste trabalho de conclusão de curso intitulado Pedagogia da UFRB: olhar dos estudantes do curso sobre a sua identidade profissional tem por intencionalidade mostrar a visão de atores/estudantes envolvidos nesse processo educativo e de formação no âmbito do Centro de Formação de Professores - CFP, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, sobretudo para discutir a identidade profissional do pedagogo, pensando no impacto da sua formação para sua vida profissional futura. O objetivo geral da referida pesquisa é compreender os processos de materialidade do curso de Pedagogia em âmbito nacional e local ao investigar os olhares de estudantes do curso sobre a identidade profissional do Pedagogo. Sendo assim, o presente trabalho monográfico tem como questão central qual o olhar dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia sobre a sua identidade profissional, sobretudo em que medida o curso contribui na construção dessa identidade profissional? Quanto à abordagem metodológica, este trabalho se ancora na pesquisa qualitativa. Foram utilizadas a análise documental e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os principais autores que subsidiam a discussão da temática foram: Libâneo (2010); Pimenta (2011); Brzenzinski (2012); Silva (2006); Tanuri (2000), Stuart Hall (2006), dentre outros. E quanto às abordagens, podem-se destacar as principais categorias teóricas: formação de professores, identidade do pedagogo e práxis. Os resultados apontam para a construção de identidade(s) do pedagogo. Espera-se que a presente pesquisa contribua no entendimento das questões que cercam o curso de Pedagogia, sobretudo, acerca da identidade profissional do pedagogo em formação num curso de licenciatura no interior do estado da Bahia. E ainda, frente às mudanças e transformações no campo educacional e demandas apresentadas na educação escolar, espera-se que este trabalho promova o debate da formação do pedagogo enquanto elemento problematizador da realidade formativa dos professores da educação básica, em especial no CFP/UFRB. Ademais, que a produção desta pesquisa possa suscitar nos graduandos aprofundamento teórico atravessado pela dimensão histórica do debate da identidade do curso de Pedagogia no Brasil.
Palabras clave : Professores - Formação
Identidade do Pedagogo
Práxis
Práticas de ensino
Educação - Aspectos sociais
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 28-ago-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-29T15:01:58Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3730
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