Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3730
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Pedagogia da UFRB: o olhar dos estudantes do curso sobre a sua identidade profissional |
Autor(es): | Santos, Edna Lima dos Santos dos |
Orientador(a): | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Membro(a) da banca: | Clark, Geórgia Nellie |
Referência: | SANTOS, Edna Lima dos Santos dos. Pedagogia da UFRB: o olhar dos estudantes do curso sobre a sua identidade profissional, Amargosa-BA. 2018. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | A proposta deste trabalho de conclusão de curso intitulado Pedagogia da UFRB: olhar dos estudantes do curso sobre a sua identidade profissional tem por intencionalidade mostrar a visão de atores/estudantes envolvidos nesse processo educativo e de formação no âmbito do Centro de Formação de Professores - CFP, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, sobretudo para discutir a identidade profissional do pedagogo, pensando no impacto da sua formação para sua vida profissional futura. O objetivo geral da referida pesquisa é compreender os processos de materialidade do curso de Pedagogia em âmbito nacional e local ao investigar os olhares de estudantes do curso sobre a identidade profissional do Pedagogo. Sendo assim, o presente trabalho monográfico tem como questão central qual o olhar dos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia sobre a sua identidade profissional, sobretudo em que medida o curso contribui na construção dessa identidade profissional? Quanto à abordagem metodológica, este trabalho se ancora na pesquisa qualitativa. Foram utilizadas a análise documental e entrevista semiestruturada para coleta de dados. Os principais autores que subsidiam a discussão da temática foram: Libâneo (2010); Pimenta (2011); Brzenzinski (2012); Silva (2006); Tanuri (2000), Stuart Hall (2006), dentre outros. E quanto às abordagens, podem-se destacar as principais categorias teóricas: formação de professores, identidade do pedagogo e práxis. Os resultados apontam para a construção de identidade(s) do pedagogo. Espera-se que a presente pesquisa contribua no entendimento das questões que cercam o curso de Pedagogia, sobretudo, acerca da identidade profissional do pedagogo em formação num curso de licenciatura no interior do estado da Bahia. E ainda, frente às mudanças e transformações no campo educacional e demandas apresentadas na educação escolar, espera-se que este trabalho promova o debate da formação do pedagogo enquanto elemento problematizador da realidade formativa dos professores da educação básica, em especial no CFP/UFRB. Ademais, que a produção desta pesquisa possa suscitar nos graduandos aprofundamento teórico atravessado pela dimensão histórica do debate da identidade do curso de Pedagogia no Brasil. |
Palavras-chave: | Professores - Formação Identidade do Pedagogo Práxis Práticas de ensino Educação - Aspectos sociais |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 28-Ago-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-09-29T15:01:58Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3730 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PedagogiaUfrbOlhar_TCC_2018.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.