Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3725
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Epistemicídio e afrocentricidade no curso de pedagogia – CFP/UFRB: reflexões e proposições
metadata.dc.creator: Gomes, Jean dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Anália de Jesus
metadata.dc.contributor.referee2: Bonfim, Edcarlos Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Gabriel Swahili Sales de
Référence bibliographique: GOMES, Jean dos Santos. Epistemicídio e afrocentricidade no curso de pedagogia – CFP/UFRB: reflexões e proposições. 2018. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) é fruto das inquietações, anseios e trajetórias enquanto intelectual negro, subversivo e inconformado. A produção tem o objetivo de analisar as dimensões da ausência/silenciamento da produção epistemológica afrocentrada no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores – CFP/UFRB, em Amargosa BA. Para tanto, a metodologia utilizada concerne com uma aproximação das vivências, considerando elementos de uma epistemologia afrocentrada ou que dialogue - Asante (2009) Mazama (2009) Fanon (2008) Nascimento (2009) Junior (2016) - estruturada por uma abordagem de pesquisa qualitativa, revisão de literatura e análise documental. O recorte teórico está orientado pela discussão sobre epistemicídio fundamentado nas produções de Santos (2010; 2007) e Carneiro (2005), também apontamos os impactos das Universidades Ocidentalizadas - Grosfoguel (2016) - e seus efeitos para o sepultamento e silenciamento das produções que não fazem parte do cânone eurocêntrico. Destarte, a reflexão assinala e propõe a importância do compromisso com a verdade histórica sobre um povo. E, dessa forma, reconheça na educação um dos campos imprescindíveis para ampliar o potencial e capacidade para o combate necessário ao racismo.
Mots-clés: Educação
Racismo
Epistemicidio
Afrocentricidade
Educação - Aspectos sociais
Cultura afro-brasileira
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-29T14:32:47Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3725
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Epistemicidio_Afrocentricidade_Curso_TCC_2018.pdf882,02 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.