Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Jean dos Santos-
dc.date.accessioned2024-09-29T14:32:47Z-
dc.date.available2024-09-29T14:32:47Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGOMES, Jean dos Santos. Epistemicídio e afrocentricidade no curso de pedagogia – CFP/UFRB: reflexões e proposições. 2018. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3725-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEpistemicidiopt_BR
dc.subjectAfrocentricidadept_BR
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleEpistemicídio e afrocentricidade no curso de pedagogia – CFP/UFRB: reflexões e proposiçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) é fruto das inquietações, anseios e trajetórias enquanto intelectual negro, subversivo e inconformado. A produção tem o objetivo de analisar as dimensões da ausência/silenciamento da produção epistemológica afrocentrada no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores – CFP/UFRB, em Amargosa BA. Para tanto, a metodologia utilizada concerne com uma aproximação das vivências, considerando elementos de uma epistemologia afrocentrada ou que dialogue - Asante (2009) Mazama (2009) Fanon (2008) Nascimento (2009) Junior (2016) - estruturada por uma abordagem de pesquisa qualitativa, revisão de literatura e análise documental. O recorte teórico está orientado pela discussão sobre epistemicídio fundamentado nas produções de Santos (2010; 2007) e Carneiro (2005), também apontamos os impactos das Universidades Ocidentalizadas - Grosfoguel (2016) - e seus efeitos para o sepultamento e silenciamento das produções que não fazem parte do cânone eurocêntrico. Destarte, a reflexão assinala e propõe a importância do compromisso com a verdade histórica sobre um povo. E, dessa forma, reconheça na educação um dos campos imprescindíveis para ampliar o potencial e capacidade para o combate necessário ao racismo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee1Moreira, Anália de Jesus-
dc.contributor.referee2Bonfim, Edcarlos Ribeiro-
dc.contributor.referee3Almeida, Gabriel Swahili Sales de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Epistemicidio_Afrocentricidade_Curso_TCC_2018.pdf882,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.