Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3719
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização |
metadata.dc.creator: | Gonçalves, Juliana Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Gisélia Macêdo Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Clark, Geórgia Nellie |
Référence bibliographique: | GONÇALVES, Juliana Santos. Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização, Amargosa-BA. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa realizada como requisito para conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a qual intitula-se “Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização”. O estudo refere-se a uma análise da importância da apropriação da Leitura, Escrita e Oralidade para os estudantes da EJA e sua utilização no processo de alfabetização no colégio Dr. Julival Rebouças, em Mutuípe-Ba. Para construção e delimitação deste estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevista semiestruturada. Nessa perspectiva foram ouvidos e investigados os estudantes da EJA, do segmento I. Para direcionar nossa discussão, recorremos aos estudos de autores como: Paulo Freire (2000-2001-2002), Costa (2009-2011), Gadotti (2011-2013), Soares (2009), Paiva (2003), Haddad e Di Pierro (2000), Tfouni (2006-2004), entre outros. Ao final da pesquisa constatamos que a apropriação da escrita, leitura e oralidade são vistos pelos sujeitos pesquisados, como mecanismos de extrema relevância em suas vidas, sobretudo por contribuir com a autonomia. |
Mots-clés: | Educação de jovens e adultos Alfabetização Oralidade Leitura e escrita Educação de adultos |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-29T13:36:26Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3719 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Leitura_Escrita_Oralidade_TCC_2019.pdf | 783,4 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.