Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3719
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Juliana Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-29T13:36:26Z | - |
dc.date.available | 2024-09-29T13:36:26Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Juliana Santos. Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização, Amargosa-BA. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3719 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa realizada como requisito para conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a qual intitula-se “Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização”. O estudo refere-se a uma análise da importância da apropriação da Leitura, Escrita e Oralidade para os estudantes da EJA e sua utilização no processo de alfabetização no colégio Dr. Julival Rebouças, em Mutuípe-Ba. Para construção e delimitação deste estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevista semiestruturada. Nessa perspectiva foram ouvidos e investigados os estudantes da EJA, do segmento I. Para direcionar nossa discussão, recorremos aos estudos de autores como: Paulo Freire (2000-2001-2002), Costa (2009-2011), Gadotti (2011-2013), Soares (2009), Paiva (2003), Haddad e Di Pierro (2000), Tfouni (2006-2004), entre outros. Ao final da pesquisa constatamos que a apropriação da escrita, leitura e oralidade são vistos pelos sujeitos pesquisados, como mecanismos de extrema relevância em suas vidas, sobretudo por contribuir com a autonomia. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee1 | Freitas, Gisélia Macêdo Cardoso | - |
dc.contributor.referee2 | Clark, Geórgia Nellie | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leitura_Escrita_Oralidade_TCC_2019.pdf | 783,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.