Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Juliana Santos-
dc.date.accessioned2024-09-29T13:36:26Z-
dc.date.available2024-09-29T13:36:26Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Juliana Santos. Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização, Amargosa-BA. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3719-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.titleLeitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa realizada como requisito para conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a qual intitula-se “Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização”. O estudo refere-se a uma análise da importância da apropriação da Leitura, Escrita e Oralidade para os estudantes da EJA e sua utilização no processo de alfabetização no colégio Dr. Julival Rebouças, em Mutuípe-Ba. Para construção e delimitação deste estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevista semiestruturada. Nessa perspectiva foram ouvidos e investigados os estudantes da EJA, do segmento I. Para direcionar nossa discussão, recorremos aos estudos de autores como: Paulo Freire (2000-2001-2002), Costa (2009-2011), Gadotti (2011-2013), Soares (2009), Paiva (2003), Haddad e Di Pierro (2000), Tfouni (2006-2004), entre outros. Ao final da pesquisa constatamos que a apropriação da escrita, leitura e oralidade são vistos pelos sujeitos pesquisados, como mecanismos de extrema relevância em suas vidas, sobretudo por contribuir com a autonomia.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee1Freitas, Gisélia Macêdo Cardoso-
dc.contributor.referee2Clark, Geórgia Nellie-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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