Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3719
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização
Autor(es): Gonçalves, Juliana Santos
Orientador(a): Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Freitas, Gisélia Macêdo Cardoso
Membro(a) da banca: Clark, Geórgia Nellie
Referência: GONÇALVES, Juliana Santos. Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização, Amargosa-BA. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Este trabalho monográfico é resultado de uma pesquisa realizada como requisito para conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a qual intitula-se “Leitura, escrita e oralidade na EJA: entrelaçando práticas e mecanismos potencializadores do processo de alfabetização”. O estudo refere-se a uma análise da importância da apropriação da Leitura, Escrita e Oralidade para os estudantes da EJA e sua utilização no processo de alfabetização no colégio Dr. Julival Rebouças, em Mutuípe-Ba. Para construção e delimitação deste estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de entrevista semiestruturada. Nessa perspectiva foram ouvidos e investigados os estudantes da EJA, do segmento I. Para direcionar nossa discussão, recorremos aos estudos de autores como: Paulo Freire (2000-2001-2002), Costa (2009-2011), Gadotti (2011-2013), Soares (2009), Paiva (2003), Haddad e Di Pierro (2000), Tfouni (2006-2004), entre outros. Ao final da pesquisa constatamos que a apropriação da escrita, leitura e oralidade são vistos pelos sujeitos pesquisados, como mecanismos de extrema relevância em suas vidas, sobretudo por contribuir com a autonomia.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Alfabetização
Oralidade
Leitura e escrita
Educação de adultos
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-29T13:36:26Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3719
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Leitura_Escrita_Oralidade_TCC_2019.pdf783,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.