Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Percepções sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA
metadata.dc.creator: Cirqueira, Adriely de Jesus Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Erica Bastos da
metadata.dc.contributor.referee1: Clark, Geórgia Nelly
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Référence bibliographique: CIRQUEIRA, Adriely de Jesus Brito. Percepções sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico intitulado “Percepções sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA”, tem como objetivo compreender as implicações do PNAIC para as turmas de alfabetização e as contribuições das formações continuadas para os alfabetizadores. Além disso pretende discutir como se efetiva o programa na prática pedagógica dos docentes pesquisados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram docentes que atuam como alfabetizadores e participam das formações ofertadas pelo PNAIC. Para um embasamento teórico do estudo, recorremos a alguns autores como: Lerner (2002), Kramer (2010), Castanheira (2009), Moraes (2012), Nóvoa (1995), Mortatti (2006), Garcia (1996), dentre outros, que discutem sobre a formação continuada de professores e temáticas voltadas para as práticas alfabetizadoras. A partir dos resultados das análises de dados, foi possível perceber que a formação continuada é de suma importância para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores, especialmente numa proposta de constantes reflexões a partir das práxis pedagógicas.
Mots-clés: Alfabetização
Formação continuada
PNAIC
Professores - Formação
Práticas de ensino
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 3-avr-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-27T19:23:18Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3706
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

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