Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3706
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Percepções sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA
Autor(es): Cirqueira, Adriely de Jesus Brito
Orientador(a): Silva, Erica Bastos da
Membro(a) da banca: Clark, Geórgia Nelly
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Referência: CIRQUEIRA, Adriely de Jesus Brito. Percepções sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Resumo: O presente trabalho monográfico intitulado “Percepções sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para a formação de alfabetizadores do município de Amargosa/BA”, tem como objetivo compreender as implicações do PNAIC para as turmas de alfabetização e as contribuições das formações continuadas para os alfabetizadores. Além disso pretende discutir como se efetiva o programa na prática pedagógica dos docentes pesquisados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como instrumento para coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram docentes que atuam como alfabetizadores e participam das formações ofertadas pelo PNAIC. Para um embasamento teórico do estudo, recorremos a alguns autores como: Lerner (2002), Kramer (2010), Castanheira (2009), Moraes (2012), Nóvoa (1995), Mortatti (2006), Garcia (1996), dentre outros, que discutem sobre a formação continuada de professores e temáticas voltadas para as práticas alfabetizadoras. A partir dos resultados das análises de dados, foi possível perceber que a formação continuada é de suma importância para o desenvolvimento da prática pedagógica dos professores, especialmente numa proposta de constantes reflexões a partir das práxis pedagógicas.
Palavras-chave: Alfabetização
Formação continuada
PNAIC
Professores - Formação
Práticas de ensino
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 3-Abr-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-27T19:23:18Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3706
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepcoes_Sobre_Pacto_TCC_2018.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.