Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3703
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Uso da história das ciências em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático |
metadata.dc.creator: | Correia, Jussara da Cruz Barbosa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Patrícia Pettitinga |
metadata.dc.contributor.referee1: | Ferreira, Rosilda Arruda |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ribeiro, Gabriel |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a História das Ciências (HC) tem sido abordada em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Para isto, foram definidas categorias relacionadas ao uso da HC para a análise de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovada pelo PNLD do Ensino Médio, sendo essas, relação a presença de conteúdo histórico; à maneira como a História das Ciências é abordada; tópicos da História das Ciências apresentados. A partir desse estudo, foi possível perceber a importância do uso da História das Ciências nos livros didáticos, uma vez que esta proporciona reflexões quanto ao modo de se pensar sobre ciências. |
Mots-clés: | Ciências da Natureza - Ensino médio História das ciências Livro didático PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) |
Résumé: | This research aims to analyze how the History of Sciences (HC) has been approached in textbooks on Natural Sciences and its Technologies approved by the National Book and Didactic Material Program (PNLD). For this, categories related to the use of HC were defined for the analysis of a collection of textbooks on Natural Sciences and their Technologies approved by the High School PNLD, these being, in relation to the presence of historical content; the way in which the History of Science is approached; topics from the History of Sciences presented. From this study, it was possible to perceive the importance of using the History of Science in textbooks, since it provides reflections on the way of thinking about science. |
metadata.dc.subject.en: | Natural Sciences - High School History of science Textbook PNLD (National Book and Teaching Material Program) |
Editeur: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 12-déc-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-27T19:04:34Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3703 |
Collection(s) : | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Uso_Historia_Ciencias_TCC_2022 (2).pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.