Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3703
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Uso da história das ciências em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático
metadata.dc.creator: Correia, Jussara da Cruz Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Patrícia Pettitinga
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Rosilda Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a História das Ciências (HC) tem sido abordada em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Para isto, foram definidas categorias relacionadas ao uso da HC para a análise de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovada pelo PNLD do Ensino Médio, sendo essas, relação a presença de conteúdo histórico; à maneira como a História das Ciências é abordada; tópicos da História das Ciências apresentados. A partir desse estudo, foi possível perceber a importância do uso da História das Ciências nos livros didáticos, uma vez que esta proporciona reflexões quanto ao modo de se pensar sobre ciências.
Palabras clave : Ciências da Natureza - Ensino médio
História das ciências
Livro didático
PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático)
Resumen : This research aims to analyze how the History of Sciences (HC) has been approached in textbooks on Natural Sciences and its Technologies approved by the National Book and Didactic Material Program (PNLD). For this, categories related to the use of HC were defined for the analysis of a collection of textbooks on Natural Sciences and their Technologies approved by the High School PNLD, these being, in relation to the presence of historical content; the way in which the History of Science is approached; topics from the History of Sciences presented. From this study, it was possible to perceive the importance of using the History of Science in textbooks, since it provides reflections on the way of thinking about science.
metadata.dc.subject.en: Natural Sciences - High School
History of science
Textbook
PNLD (National Book and Teaching Material Program)
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 12-dic-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-27T19:04:34Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3703
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Uso_Historia_Ciencias_TCC_2022 (2).pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.