Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3703
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Jussara da Cruz Barbosa-
dc.date.accessioned2024-09-27T19:04:34Z-
dc.date.available2024-09-27T19:04:34Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3703-
dc.description.abstractThis research aims to analyze how the History of Sciences (HC) has been approached in textbooks on Natural Sciences and its Technologies approved by the National Book and Didactic Material Program (PNLD). For this, categories related to the use of HC were defined for the analysis of a collection of textbooks on Natural Sciences and their Technologies approved by the High School PNLD, these being, in relation to the presence of historical content; the way in which the History of Science is approached; topics from the History of Sciences presented. From this study, it was possible to perceive the importance of using the History of Science in textbooks, since it provides reflections on the way of thinking about science.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da Natureza - Ensino médiopt_BR
dc.subjectHistória das ciênciaspt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático)pt_BR
dc.titleUso da história das ciências em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a História das Ciências (HC) tem sido abordada em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Para isto, foram definidas categorias relacionadas ao uso da HC para a análise de uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovada pelo PNLD do Ensino Médio, sendo essas, relação a presença de conteúdo histórico; à maneira como a História das Ciências é abordada; tópicos da História das Ciências apresentados. A partir desse estudo, foi possível perceber a importância do uso da História das Ciências nos livros didáticos, uma vez que esta proporciona reflexões quanto ao modo de se pensar sobre ciências.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Pettitinga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8993755581976011pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Gabriel-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enNatural Sciences - High Schoolpt_BR
dc.subject.enHistory of sciencept_BR
dc.subject.enTextbookpt_BR
dc.subject.enPNLD (National Book and Teaching Material Program)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso_Historia_Ciencias_TCC_2022 (2).pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.