Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3689
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Políticas de inclusão escolar: a inclusão de crianças autistas nas escolas municipais de Amargosa – BA
Autor(es): Resende, Elisangela Costa
Orientador(a): Barbosa, Irenilson de Jesus
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Souza, Maria Nilda dos Santos
Referência: RESENDE, Elisangela Costa. Políticas de inclusão escolar: a inclusão de crianças autistas nas escolas municipais de Amargosa – BA, Amargosa-BA. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal identificar como ocorre a inclusão de alunos autistas nas escolas municipais da cidade de Amargosa - Ba, descrevendo práticas e aspectos do trabalho realizado no processo de inclusão desses alunos. Buscamos com isso responder ao seguinte questionamento: As políticas públicas de Inclusão para crianças autistas na cidade de Amargosa têm incluído adequadamente essas crianças no espaço escolar? Para tanto traçamos uma trajetória da educação inclusiva, discorremos sobre as políticas de inclusão de crianças autistas nas escolas municipais de Amargosa, destacando aspectos que favorecem a permanência desses alunos no espaço escolar. Na construção desta pesquisa utilizamos a revisão de literatura e análise documental como metodologia. Na revisão de literatura as contribuições de autores como Pintor (2017), Leboyer (1995), Mantoan (2006), Sant’ana (2005) foram de fundamental importância para o entendimento e discernimento de questões que, a primeira vista, se mostraram confusas. Concluímos que as escolas, em meio a todas as adversidades, contribuem para o processo de inclusão deste aluno ao organizarem salas de recursos, que a princípio, fazem com que o aluno autista, tenha contato com o ambiente escolar. A inclusão é uma preocupação constante do município e esta acontece, sobretudo quando vemos a presença de psicopedagogos, acompanhantes para essas crianças nas escolas, porém o que ainda falta é uma formação continuada para os profissionais da escola, e não apenas para o professor, uma vez que não é só este que entra em contato com a criança autista.
Palavras-chave: Educação
Inclusão escolar
Autismo
Política publica
Resumo em inglês: The main objective of this study was to identify how the inclusion of autistic students in the municipal schools of the city of Amargosa - Ba, describing practices and aspects of the work carried out in the process of inclusion of these students. We seek to answer the following question: Does the inclusion public policies for autistic children in the city of Amargosa adequately include these children in the school space? To do so, we trace a trajectory of inclusive education, we discuss the policies of inclusion of autistic children in the municipal schools of Amargosa, highlighting aspects that favor the permanence of these students in the school space. In the construction of this research we used literature review and documentary analysis as methodology. In the literature review the contributions of authors such as Pintor (2017), Leboyer (1995), Mantoan (2006), Sant'ana (2005) were of fundamental importance for the understanding and discernment of issues that at first sight were confused. We conclude that schools, in the midst of all adversities, contribute to the process of inclusion of this student when organizing a resource room, which in principle, causes the autistic student to have contact with the school environment. Inclusion is a constant concern of the municipality and this happens, especially when we see the presence of psychopedagogues, chaperones for these children in schools, but what is still lacking is a continuing education for the professionals of the school, and not only for the teacher, a since it is not only this that comes in contact with the autistic child.
Palavras-chave em inglês: Education
School inclusion
Autism
Public policy
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 27-Fev-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-26T22:05:24Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3689
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Politicas_Inclusao_Escolar_TCC_2019.pdf856 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.