Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorResende, Elisangela Costa-
dc.date.accessioned2024-09-26T22:05:24Z-
dc.date.available2024-09-26T22:05:24Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationRESENDE, Elisangela Costa. Políticas de inclusão escolar: a inclusão de crianças autistas nas escolas municipais de Amargosa – BA, Amargosa-BA. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3689-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to identify how the inclusion of autistic students in the municipal schools of the city of Amargosa - Ba, describing practices and aspects of the work carried out in the process of inclusion of these students. We seek to answer the following question: Does the inclusion public policies for autistic children in the city of Amargosa adequately include these children in the school space? To do so, we trace a trajectory of inclusive education, we discuss the policies of inclusion of autistic children in the municipal schools of Amargosa, highlighting aspects that favor the permanence of these students in the school space. In the construction of this research we used literature review and documentary analysis as methodology. In the literature review the contributions of authors such as Pintor (2017), Leboyer (1995), Mantoan (2006), Sant'ana (2005) were of fundamental importance for the understanding and discernment of issues that at first sight were confused. We conclude that schools, in the midst of all adversities, contribute to the process of inclusion of this student when organizing a resource room, which in principle, causes the autistic student to have contact with the school environment. Inclusion is a constant concern of the municipality and this happens, especially when we see the presence of psychopedagogues, chaperones for these children in schools, but what is still lacking is a continuing education for the professionals of the school, and not only for the teacher, a since it is not only this that comes in contact with the autistic child.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPolítica publicapt_BR
dc.titlePolíticas de inclusão escolar: a inclusão de crianças autistas nas escolas municipais de Amargosa – BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal identificar como ocorre a inclusão de alunos autistas nas escolas municipais da cidade de Amargosa - Ba, descrevendo práticas e aspectos do trabalho realizado no processo de inclusão desses alunos. Buscamos com isso responder ao seguinte questionamento: As políticas públicas de Inclusão para crianças autistas na cidade de Amargosa têm incluído adequadamente essas crianças no espaço escolar? Para tanto traçamos uma trajetória da educação inclusiva, discorremos sobre as políticas de inclusão de crianças autistas nas escolas municipais de Amargosa, destacando aspectos que favorecem a permanência desses alunos no espaço escolar. Na construção desta pesquisa utilizamos a revisão de literatura e análise documental como metodologia. Na revisão de literatura as contribuições de autores como Pintor (2017), Leboyer (1995), Mantoan (2006), Sant’ana (2005) foram de fundamental importância para o entendimento e discernimento de questões que, a primeira vista, se mostraram confusas. Concluímos que as escolas, em meio a todas as adversidades, contribuem para o processo de inclusão deste aluno ao organizarem salas de recursos, que a princípio, fazem com que o aluno autista, tenha contato com o ambiente escolar. A inclusão é uma preocupação constante do município e esta acontece, sobretudo quando vemos a presença de psicopedagogos, acompanhantes para essas crianças nas escolas, porém o que ainda falta é uma formação continuada para os profissionais da escola, e não apenas para o professor, uma vez que não é só este que entra em contato com a criança autista.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Irenilson de Jesus-
dc.contributor.referee1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee2Souza, Maria Nilda dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enSchool inclusionpt_BR
dc.subject.enAutismpt_BR
dc.subject.enPublic policypt_BR
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