Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3685
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: A Ludicidade como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental
Autor(es): Rosa, Aline Araujo da
Orientador(a): Gomes, Alessandra
Membro(a) da banca: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Membro(a) da banca: Gomes, Sabrina Torres
Referência: ROSA, Aline Araujo da. A ludicidade como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou realizar uma pesquisa qualitativa, com finalidade de trazer uma reflexão sobre o lúdico como um instrumento pedagógico na mediação da aprendizagem na infância. Uma vez que ela pode colaborar tornando a aula dinâmica e prazerosa motivando-as a aprender. Permitindo que a criança possa aprender dentro da sua realidade que é a brincadeira, pois é necessário que o professor permita a ação lúdica da criança na sala de aula, pois brincar também é importante para a criança estimulando para que ela desenvolva habilidade necessária para a sua vida. O trabalho de campo foi realizado em uma escola Municipal de Amargosa Bahia, por meio de observações, oficinas realizadas pela pesquisadora e entrevista com a professora da turma. A pesquisa teve como base fundamentações teóricas de autores tais como Kramer (2006 e 2007), Teixeira (2010), Kishimoto (2011), Vygotsky (1994) entre outros. A pesquisa demonstrou ser possível compreender que a utilização do lúdico na educação prevê metodologias agradáveis e adequadas para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e motor dos alunos e também para a sua compreensão social e individual.
Palavras-chave: Educação - Ensino fundamental
Educação lúdica
Ensino-aprendizagem
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-09-26T20:04:07Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3685
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ludicidade_Como_Instrumento_TCC_2018.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.