Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3685
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rosa, Aline Araujo da | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T20:04:07Z | - |
dc.date.available | 2024-09-26T20:04:07Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Aline Araujo da. A ludicidade como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental, Amargosa-BA. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3685 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação lúdica | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A Ludicidade como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou realizar uma pesquisa qualitativa, com finalidade de trazer uma reflexão sobre o lúdico como um instrumento pedagógico na mediação da aprendizagem na infância. Uma vez que ela pode colaborar tornando a aula dinâmica e prazerosa motivando-as a aprender. Permitindo que a criança possa aprender dentro da sua realidade que é a brincadeira, pois é necessário que o professor permita a ação lúdica da criança na sala de aula, pois brincar também é importante para a criança estimulando para que ela desenvolva habilidade necessária para a sua vida. O trabalho de campo foi realizado em uma escola Municipal de Amargosa Bahia, por meio de observações, oficinas realizadas pela pesquisadora e entrevista com a professora da turma. A pesquisa teve como base fundamentações teóricas de autores tais como Kramer (2006 e 2007), Teixeira (2010), Kishimoto (2011), Vygotsky (1994) entre outros. A pesquisa demonstrou ser possível compreender que a utilização do lúdico na educação prevê metodologias agradáveis e adequadas para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e motor dos alunos e também para a sua compreensão social e individual. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Alessandra | - |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Maria Eurácia Barreto de | - |
dc.contributor.referee2 | Gomes, Sabrina Torres | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ludicidade_Como_Instrumento_TCC_2018.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.