Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3683
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: O Papel da gestão na evasão escolar no contexto da educação de jovens e adultos- EJA
metadata.dc.creator: Amorim, Jaqueline Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Irandir Souza da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee2: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
Référence bibliographique: AMORIM, Jaqueline Santos. O papel da gestão na evasão escolar no contexto da educação de jovens e adultos- EJA , Amargosa-BA. 2018. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca refletir e analisar através de uma pesquisa de campo e por meio de entrevistas semi-estruturadas utilizando abordagem qualitativa, ancorada no estudo de caso, a relação entre a gestão escolar na Educação de Jovens e Adultos- EJA com a evasão, bem como, a eficácia de ações desenvolvidas no sentido de minorar. Em toda a pesquisa tanto a abordagem teórica quanto a conceitual foram fundamentadas principalmente nos estudos de Carvalho (2012), Freire (1967), Paro (2008), Gadotti (2011), Santos (2008), Sander (2005), Arroyo (2005), Haddad (2000). Em um primeiro momento apresenta-se um breve histórico da gestão escolar no Brasil, no segundo momento procura-se caracterizar os sujeitos da EJA, levando em consideração suas origens, e o contexto no qual estão inseridos, já no terceiro momento são consideradas as ações que os gestores escolares desenvolveram e/ou desenvolvem no sentido de combater a evasão escolar, nessa modalidade de ensino. Por fim, temos o capítulo metodológico, seguido da análise de dados, onde se torna possível observar se os objetivos propostos foram alcançados por meio dessa pesquisa de campo, temos também as considerações finais, no qual são retomados conceitos e fundamentos que tratam da relação existente entre a evasão escolar de alunos da EJA, e seus respectivos gestores.
Mots-clés: Educação de jovens e adultos - EJA
Gestão escolar
Evasão escolar
Résumé: The present work seeks to reflect and analyze through a field research and through semi structured interviews using a qualitative approach, anchored in the case study, the relationship between school management in Youth and Adult Education - EJA with avoidance as well as well as the effectiveness of actions taken to mitigate. In all research, both the theoretical and the conceptual approaches were based mainly on the studies of Freire (1967), Paro (2008), Gadotti (2011), Santos (2008), Sander (2005), Arroyo ), Haddad (2000). At first, a brief history of the school management in Brazil is presented, in the second moment it istried to characterize the subjects of the EJA, taking into account its origins, and the context in which they are inserted, already in the third moment are considered the actions that school managers have developed and / or developed in order to combat school dropout in this type of education. Finally, we have the methodological chapter, followed by the data analysis, where it becomes possible to observe if the proposed objectives were reached through this field research, we also have the final considerations, in which concepts and fundamentals that deal with the existing relationship are taken up between the school dropout of EJA students, and their respective managers.
metadata.dc.subject.en: Youth and adult education
School management
School dropout
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 27-mar-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T19:49:45Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3683
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
PapelGestãoEvasão_TCC_2018.pdf824,79 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.