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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3682
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | As Variantes linguísticas e suas implicações no ensino da língua portuguesa |
metadata.dc.creator: | Carneiro, Gessica de Melo |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Trindade, Lúcia Gracia Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Référence bibliographique: | CARNEIRO, Gessica de Melo. As Variantes linguísticas e suas implicações no ensino da língua portuguesa, Amargosa-BA. 2018. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa, intitulada “As variantes linguísticas e suas implicações no ensino da Língua Portuguesa”, tem como objetivo geral, entender como o professor trabalha com as variantes linguísticas, considerando que a escola é também responsável pelo ensino da língua falada e também por respeitar a fala do aluno. Sendo uma pesquisa qualitativa, esta foi desenvolvida a partir de uma pesquisa de campo na qual os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada com professoras de duas escolas públicas do município de Feira de Santana-BA. O estudo desenvolvido teve como escopo teórico autores como: Bagno (2007; 2013), Antunes (2003), Silva (2010) Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Soares (2012), Lüdke e André (1986), Minayo (2011), Possenti (1996), Preti (2003), Geraldi (1996), Mollica (2011), entre outros. De acordo com a análise de dados, percebeu-se que as professoras consideram que as variantes linguísticas dos alunos são “erros” mesmo falando em diferenças que devem ser respeitadas. Elas percebem a necessidade de ensinar a norma padrão e a norma culta da língua, pois esta nos é exigida em alguns contextos. As professoras pesquisadas, embora reconheçam a existência das variantes linguísticas, ainda reproduzem em suas falas discursos que condizem com o preconceito linguístico que está arraigado no ensino tradicional de gramática normativa. Dessa forma, é notável que ainda temos muito a caminhar nos estudos sobre as variantes linguísticas e há a necessidade de o professor refletir constantemente sobre o ensino da língua falada e sobre o respeito as variantes linguísticas utilizadas pelos alunos. |
Mots-clés: | Preconceito linguístico Educação Variantes linguísticas Práticas de ensino |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 4-avr-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-26T19:48:32Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3682 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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