Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3680
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A Influência da família no processo de aquisição da leitura e da escrita das crianças: descortinando interfaces entre família e escola para a conquista da alfabetização |
metadata.dc.creator: | Santos, Mariluza de Almeida |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Erica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Clark, Geórgia Nelly |
Référence bibliographique: | SANTOS, Mariluza de Almeida. A influência da família no processo de aquisição da leitura e da escrita das crianças: descortinando interfaces entre família e escola para a conquista da alfabetização, Amargosa-BA. 2018. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho consiste em uma reflexão sobre a participação da família no processo de alfabetização dos filhos, tendo como objetivo compreender de que forma a participação da família pode ajudar no processo de aquisição e apropriação da leitura e da escrita dos filhos. Os sujeitos da pesquisa foram constituídos por alunos, pais e professora. Para isso foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, com delineamento em estudo de campo. Para a coleta dos dados foram utilizados a observação, entrevista, estudo de documentos e um diagnóstico de leitura e escrita. Em toda a pesquisa, a abordagem teórica e conceitual foi fundamentada, principalmente, nos estudos de Andrade e Estrela (2016), Paro (2000), Perez (2007), entre outros que contribuem para ampliar as discussões sobre a temática. Foi possível constatar que através dos dados da pesquisa que a participação da família e as práticas de letramento do cotidiano ajudam no processo de aquisição da escrita e da leitura das crianças. Em síntese, a pesquisa aponta que a participação da família influência diretamente no desenvolvimento acadêmico dos filhos. Assim percebe-se a necessidade de estabelecer uma relação entre a escola e a família, a fim de favorecer melhores resultados no difícil processo de apropriação e consolidação da alfabetização. A intenção é que esta investigação forneça subsídios sobre o tema em questão trazendo contribuições significativas que possam promover um repensar a urgência da aproximação da escola com a família. |
Mots-clés: | Educação infantil Alfabetização Letramento Família - Relação |
Résumé: | This paper consists of a reflection on the participation of the family in the process of children's literacy, in order to understand how the participation of the family might help in the process of acquisition and appropriation of children's reading and writing. The investigation subjects were constituted by students, parents, and teacher. For this purpose, a research with a qualitative approach was carried out, with a field study design. For collecting the data was used observation, interview, a study of documents and a diagnosis of reading and writing. Throughout the research, the theoretical and conceptual approach was based mainly on Andrade and Estrela (2016), Paro (2000), Perez (2007) studies, among others that contribute to amplify the discussions on the subject. It was possible to verify that through the research data that the participation of the family and daily literacy practices help in the process of acquiring children's writing and reading. In short, the research indicates that the participation of the family directly influences the academic development of the children. Thus, the research shows the necessity to establish a relationship between the school and the family, in order to promote better results in the difficult process of appropriation and consolidation of literacy. The intention is this investigation provide subsidies about the issue in question bringing significant contributions that may promote a rethinking of the urgency of the approach of the school with the family. |
metadata.dc.subject.en: | Children's education Alphabetization Literacy Family - Relationship |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 28-aoû-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-26T19:38:30Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3680 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Influencia_Familia_Processo_TCC_2018.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.