Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3678
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Educação do campo e o fenômeno do fechamento de escolas: um estudo na comunidade de Aracá/Ubaíra-BA |
metadata.dc.creator: | Souza, Elinalva Miranda |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Meireles, Mariana Martins de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Macedo, Alice Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Fernando Henrique Tisque dos |
Citación : | SOUZA, Elinalva Miranda. Educação do campo e o fenômeno do fechamento de escolas: um estudo na comunidade de Aracá/Ubaíra-BA, Amargosa-BA. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente estudo monográfico intitulado: "Educação do Campo e o fenômeno do fechamento de escolas: um estudo na comunidade de Araçá/Ubaíra-BA” se propôs apresentar reflexões sobre a trajetória da educação do campo no Brasil, com ênfase em um dos seus desafios mais atuais, a saber: o fechamento de escolas. Partindo desse contexto, organizou-se o seguinte problema de pesquisa: De que modo o fechamento de escolas, fenômeno em curso na trajetória da educação do campo no Brasil, tem impactado as comunidades rurais, especificamente a comunidade de AraçáBA? Buscando dialogar com esta questão, foram traçados os seguintes objetivos de pesquisa: 1) Apresentar a trajetória da educação do campo no Brasil; 2) Discutir questões relacionadas ao fechamento de escolas do campo no contexto brasileiro; 3) Apresentar impactos causados pelo fechamento de escolas do campo, com destaque para os impactos vivenciados pela comunidade de Araçá-BA. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo o principal instrumento de recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram realizadas com três sujeitos a saber: professora, mãe e estudante, todas elas pertencentes a comunidade rural de Araçá-BA. O levantamento inicial realizado possibilitou uma compreensão sobre as consequências que o fechamento de uma escola provoca nas comunidades rurais, impactando nas formas de vida daqueles que insistem em sobreviver no campo. Ademais, pode-se inferir que o fenômeno do fechamento de escolas do campo, evidencia a negação de direitos aos camponeses, muitos desses, fruto de lutas e conquistas históricas, como é o caso da educação do/no campo. Diante da realidade deflagrada no Basil, na Bahia e, particularmente na comunidade rural de Araçá, nos inquietou e ainda nos inquieta a maneira como as escolas do campo tem sido fechadas e/ou paralisadas, constituindo-se como um crime contra as populações camponesas. |
Palabras clave : | Educação do campo Fechamento de escolas Educação - Direito |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 20-dic-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-26T18:52:16Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3678 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Educação_Campo_Fenômeno_TCC_2022.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.