Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3678
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Elinalva Miranda-
dc.date.accessioned2024-09-26T18:52:16Z-
dc.date.available2024-09-26T18:52:16Z-
dc.date.issued2022-12-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Elinalva Miranda. Educação do campo e o fenômeno do fechamento de escolas: um estudo na comunidade de Aracá/Ubaíra-BA, Amargosa-BA. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3678-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectFechamento de escolaspt_BR
dc.subjectEducação - Direitopt_BR
dc.titleEducação do campo e o fenômeno do fechamento de escolas: um estudo na comunidade de Aracá/Ubaíra-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo monográfico intitulado: "Educação do Campo e o fenômeno do fechamento de escolas: um estudo na comunidade de Araçá/Ubaíra-BA” se propôs apresentar reflexões sobre a trajetória da educação do campo no Brasil, com ênfase em um dos seus desafios mais atuais, a saber: o fechamento de escolas. Partindo desse contexto, organizou-se o seguinte problema de pesquisa: De que modo o fechamento de escolas, fenômeno em curso na trajetória da educação do campo no Brasil, tem impactado as comunidades rurais, especificamente a comunidade de AraçáBA? Buscando dialogar com esta questão, foram traçados os seguintes objetivos de pesquisa: 1) Apresentar a trajetória da educação do campo no Brasil; 2) Discutir questões relacionadas ao fechamento de escolas do campo no contexto brasileiro; 3) Apresentar impactos causados pelo fechamento de escolas do campo, com destaque para os impactos vivenciados pela comunidade de Araçá-BA. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo o principal instrumento de recolha de dados foi a entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram realizadas com três sujeitos a saber: professora, mãe e estudante, todas elas pertencentes a comunidade rural de Araçá-BA. O levantamento inicial realizado possibilitou uma compreensão sobre as consequências que o fechamento de uma escola provoca nas comunidades rurais, impactando nas formas de vida daqueles que insistem em sobreviver no campo. Ademais, pode-se inferir que o fenômeno do fechamento de escolas do campo, evidencia a negação de direitos aos camponeses, muitos desses, fruto de lutas e conquistas históricas, como é o caso da educação do/no campo. Diante da realidade deflagrada no Basil, na Bahia e, particularmente na comunidade rural de Araçá, nos inquietou e ainda nos inquieta a maneira como as escolas do campo tem sido fechadas e/ou paralisadas, constituindo-se como um crime contra as populações camponesas.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Meireles, Mariana Martins de-
dc.contributor.referee1Macedo, Alice Costa-
dc.contributor.referee2Santos, Fernando Henrique Tisque dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação_Campo_Fenômeno_TCC_2022.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.