Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3672
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : As práticas avaliativas compartilhadas nos repositórios institucionais das universidades públicas da Bahia
metadata.dc.creator: Pimentel, Lorena Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Rosilda Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Janete dos
metadata.dc.description.resumo: A avaliação está naturalmente em nosso cotidiano, voluntariamente ou involuntariamente todos temos hábitos de avaliar. Esta atitude faz parte da vida, seja no âmbito pessoal, profissional, na forma de ver o mundo e de se colocar no mundo. No contexto educacional, o campo da avaliação pode envolver diferentes dimensões sobre os resultados escolares, políticas institucionais, políticas e programas de avaliação da rede básica e superior. Desta forma, investigar sobre as práticas avaliativas desenvolvidas pelos docentes é colocar em evidência a relevância das ações, modelos, instrumentos, procedimentos e função da avaliação da aprendizagem no contexto educativo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas avaliativas compartilhadas nos Repositórios Institucionais (RI) das universidades públicas da Bahia. Para realização desta monografia foram utilizadas as características teórico-metodológicas da pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, com finalidade descritiva. Os (RI) são sistemas de informação que organizam, arquivam e disseminam as produções técnico-científicas pelas instituições de ensino superior no Brasil, neles foram selecionados dezoitos trabalhos tendo em vista que algumas Universidades e os Institutos Federais de Educação da Bahia, não possuem seus RI ativos, neste cenário está pesquisa se restringiu aos RI de três universidades públicas baianas. Foi identificado aspectos importantes do tratamento dado a avaliação tanto no planejamento pedagógico quanto na discussão do tema nos cursos de licenciatura. Ao finalizar está pesquisa, esperamos ter contribuído com pressupostos para se pensar as práticas avaliativas numa perspectiva emancipatória e justa.
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem
Prática avaliativa docente
Repositório institucional - Universidades Públicas da Bahia
Contexto educacional - Campo da avaliação
Resumen : Evaluation is naturally part of our daily lives, voluntarily or involuntarily, we all have the habit of evaluating. This attitude is part of life, whether on a personal or professional level, in the way you see the world and place yourself in the world. In the educational context, the field of evaluation can involve different dimensions regarding school results, institutional policies, policies and programs for evaluating basic and higher education systems. In this way, investigating the evaluation practices developed by teachers is to highlight the relevance of actions, models, instruments, procedures and the function of learning evaluation in the educational context. The general objective of this research is to analyze the evaluation practices shared in the Institutional Repositories (IR) of public universities in Bahia. To carry out this monograph, the theoretical-methodological characteristics of bibliographical research and a qualitative approach were used, with a descriptive purpose. The (IR) are information systems that organize, archive and disseminate technical-scientific productions by higher education institutions in Brazil, in which eighteen works were selected considering that some Universities and the Federal Institutes of Education of Bahia do not have their active IR, in this scenario this research was restricted to the IR of three public universities in Bahia. Important aspects of the treatment given to the evaluation were identified both in the pedagogical planning and in the discussion of the theme in the degree courses. At the end of this research, we hope to have contributed with assumptions to think about evaluative practices in an emancipatory and fair perspective.
metadata.dc.subject.en: Learning assessment
Teaching assessment practice
Institutional repository - Public Universities of Bahia
Educational context - Field of assessment
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 5-dic-2002
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T17:09:49Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3672
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Praticas_Avaliativas_Compartilhadas_TCC_2022 (1).pdf969,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.