Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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dc.creatorPimentel, Lorena Silva-
dc.date.accessioned2024-09-26T17:09:49Z-
dc.date.available2024-09-26T17:09:49Z-
dc.date.issued2002-12-05-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3672-
dc.description.abstractEvaluation is naturally part of our daily lives, voluntarily or involuntarily, we all have the habit of evaluating. This attitude is part of life, whether on a personal or professional level, in the way you see the world and place yourself in the world. In the educational context, the field of evaluation can involve different dimensions regarding school results, institutional policies, policies and programs for evaluating basic and higher education systems. In this way, investigating the evaluation practices developed by teachers is to highlight the relevance of actions, models, instruments, procedures and the function of learning evaluation in the educational context. The general objective of this research is to analyze the evaluation practices shared in the Institutional Repositories (IR) of public universities in Bahia. To carry out this monograph, the theoretical-methodological characteristics of bibliographical research and a qualitative approach were used, with a descriptive purpose. The (IR) are information systems that organize, archive and disseminate technical-scientific productions by higher education institutions in Brazil, in which eighteen works were selected considering that some Universities and the Federal Institutes of Education of Bahia do not have their active IR, in this scenario this research was restricted to the IR of three public universities in Bahia. Important aspects of the treatment given to the evaluation were identified both in the pedagogical planning and in the discussion of the theme in the degree courses. At the end of this research, we hope to have contributed with assumptions to think about evaluative practices in an emancipatory and fair perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática avaliativa docentept_BR
dc.subjectRepositório institucional - Universidades Públicas da Bahiapt_BR
dc.subjectContexto educacional - Campo da avaliaçãopt_BR
dc.titleAs práticas avaliativas compartilhadas nos repositórios institucionais das universidades públicas da Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA avaliação está naturalmente em nosso cotidiano, voluntariamente ou involuntariamente todos temos hábitos de avaliar. Esta atitude faz parte da vida, seja no âmbito pessoal, profissional, na forma de ver o mundo e de se colocar no mundo. No contexto educacional, o campo da avaliação pode envolver diferentes dimensões sobre os resultados escolares, políticas institucionais, políticas e programas de avaliação da rede básica e superior. Desta forma, investigar sobre as práticas avaliativas desenvolvidas pelos docentes é colocar em evidência a relevância das ações, modelos, instrumentos, procedimentos e função da avaliação da aprendizagem no contexto educativo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas avaliativas compartilhadas nos Repositórios Institucionais (RI) das universidades públicas da Bahia. Para realização desta monografia foram utilizadas as características teórico-metodológicas da pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, com finalidade descritiva. Os (RI) são sistemas de informação que organizam, arquivam e disseminam as produções técnico-científicas pelas instituições de ensino superior no Brasil, neles foram selecionados dezoitos trabalhos tendo em vista que algumas Universidades e os Institutos Federais de Educação da Bahia, não possuem seus RI ativos, neste cenário está pesquisa se restringiu aos RI de três universidades públicas baianas. Foi identificado aspectos importantes do tratamento dado a avaliação tanto no planejamento pedagógico quanto na discussão do tema nos cursos de licenciatura. Ao finalizar está pesquisa, esperamos ter contribuído com pressupostos para se pensar as práticas avaliativas numa perspectiva emancipatória e justa.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Garcia, Rosineide Pereira Mubarack-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4272947908202309pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.contributor.referee2Santos, Janete dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enLearning assessmentpt_BR
dc.subject.enTeaching assessment practicept_BR
dc.subject.enInstitutional repository - Public Universities of Bahiapt_BR
dc.subject.enEducational context - Field of assessmentpt_BR
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