Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3655
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: A Formação do professor da EJAI e os desafios da prática: entre tensões, limites e possibilidades
metadata.dc.creator: Santos, Vânia Mota dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luana Patrícia Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Andreia Barbosa dos
Citation: SANTOS, Vânia Mota dos. A Formação do professor da EJAI e os desafios da prática: entre tensões, limites e possibilidades, Amargosa-BA. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada entre os anos de 2021 e 2022 na cidade de Amargosa, no estado da Bahia. O objetivo do estudo pautou-se em compreender até que ponto o curso de Pedagogia do CFP/UFRB consegue formar professores preparados para atender as demandas e os desafios da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em suas especificidades. Perante este objetivo, as principais bases teóricas que respaldaram o trabalho foram pautadas em: Arroyo (2004, 2006, 2017), Gomes (2015), Borba (2021), Dantas (2019), Ventura (2012), Freire (1996), Ventura e Bomfim (2015), Paiva e Fernandes (2016) pela grande contribuição das suas teorias para melhor compreensão do objeto em discussão. Além destes teóricos, outros também foram citados no transcorrer do estudo no intuito de complementar e legitimar as reflexões aqui destacadas. Metodologicamente, para materialidade deste estudo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa-qualitativa, utilizando como procedimento de produção de dados o questionário, disponibilizado por meio do Google Forms e entrevista semiestruturada com duas professoras que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Os critérios para escolha e convite das participantes foi ter se formado em Licenciatura em Pedagogia pelo CFP/UFRB e atuar como docente na modalidade da EJAI. Os resultados obtidos revelaram uma insuficiência do currículo de Pedagogia no que se refere ao enfrentamento dos desafios apresentados cotidianamente no tempo pedagógico da EJAI. Para conclusão, de acordo os resultados da pesquisa, foi revelada a insuficiência das discussões da EJAI no currículo, que foi identificada também em outros currículos, além do de Pedagogia do CFP/UFRB, e foi possível constatar que a modalidade da EJAI, conforme Arroyo (2004; 2017) e Freire (1996), possui suas próprias especificidades e que essa diferença precisa ser refletida na prática pedagógica usada em sala de aula.
Keywords: Educação de jovens, adultos e idosos
Professores - Formação
Currículo
Desafios e possibilidades
Educação de adultos
Práticas de ensino
Abstract: The present article is the result of research carried out between the years of 2021 and 2022 in the city of Amargosa, in the state of Bahia. The objective is to comprehend till the CFP’s Pedagogy course can educate future teachers to attend the demands and challenges of Youth, Adult and Elderly Education in your specifies. In front of this objective, the main theoricals base, that are the basement of this written assignment, were guided by: Arroyo (2004, 2006, 2017), Gomes (2015), Borba (2021), Dantas (2019), Ventura (2012), Freire (1996), Ventura e Bomfim (2015), Paiva e Fernandes (2016) for the vast contribution of their theories for better comprehension of our object in discussion. Further, these theorists, others were also quoted through this written assignment in order to complement and legitimize the reflections here highlighted. Methodologically, as this study happens, a search was made by a quantitative- qualitative approach, using as data production procedure a questionnaire, that was available on Google Forms and a semi structured interview with two teachers who work in the Youth, Adult and Elderly Education. The criterion for choosing and inviting participants was being graduated in Pedagogy by CFP/UFRB and act as a teacher in the mode of EJAI. The results obtained revealed a shortage of the pedagogy curriculum over EJAI about facing the challenges presented in the EJAI's pedagogical time. For conclusion, we emphasize the deficiencies present in the curriculum, according to the results of the search that was identified in other curricula, in addition to the one belonging to the Pedagogy of the CFP/UFRB, and it was possible to verify that the EJAI modality, according to Arroyo (2004; 2017) and Freire (1996), has its own specificities and that this difference needs to be reflected in the pedagogical practice used in the classroom.
metadata.dc.subject.en: Youth, adult and elderly education
Teachers - Training
Resume
Challenges and possibilities
Adult education
Teaching practices
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 13-Dec-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-26T14:54:17Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3655
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formação_Professor_EJAI_TCC_2022.pdf785,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.