Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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dc.creatorSantos, Vânia Mota dos-
dc.date.accessioned2024-09-26T14:54:17Z-
dc.date.available2024-09-26T14:54:17Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Vânia Mota dos. A Formação do professor da EJAI e os desafios da prática: entre tensões, limites e possibilidades, Amargosa-BA. 2022. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3655-
dc.description.abstractThe present article is the result of research carried out between the years of 2021 and 2022 in the city of Amargosa, in the state of Bahia. The objective is to comprehend till the CFP’s Pedagogy course can educate future teachers to attend the demands and challenges of Youth, Adult and Elderly Education in your specifies. In front of this objective, the main theoricals base, that are the basement of this written assignment, were guided by: Arroyo (2004, 2006, 2017), Gomes (2015), Borba (2021), Dantas (2019), Ventura (2012), Freire (1996), Ventura e Bomfim (2015), Paiva e Fernandes (2016) for the vast contribution of their theories for better comprehension of our object in discussion. Further, these theorists, others were also quoted through this written assignment in order to complement and legitimize the reflections here highlighted. Methodologically, as this study happens, a search was made by a quantitative- qualitative approach, using as data production procedure a questionnaire, that was available on Google Forms and a semi structured interview with two teachers who work in the Youth, Adult and Elderly Education. The criterion for choosing and inviting participants was being graduated in Pedagogy by CFP/UFRB and act as a teacher in the mode of EJAI. The results obtained revealed a shortage of the pedagogy curriculum over EJAI about facing the challenges presented in the EJAI's pedagogical time. For conclusion, we emphasize the deficiencies present in the curriculum, according to the results of the search that was identified in other curricula, in addition to the one belonging to the Pedagogy of the CFP/UFRB, and it was possible to verify that the EJAI modality, according to Arroyo (2004; 2017) and Freire (1996), has its own specificities and that this difference needs to be reflected in the pedagogical practice used in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens, adultos e idosospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDesafios e possibilidadespt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.titleA Formação do professor da EJAI e os desafios da prática: entre tensões, limites e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada entre os anos de 2021 e 2022 na cidade de Amargosa, no estado da Bahia. O objetivo do estudo pautou-se em compreender até que ponto o curso de Pedagogia do CFP/UFRB consegue formar professores preparados para atender as demandas e os desafios da Educação de Jovens, Adultos e Idosos em suas especificidades. Perante este objetivo, as principais bases teóricas que respaldaram o trabalho foram pautadas em: Arroyo (2004, 2006, 2017), Gomes (2015), Borba (2021), Dantas (2019), Ventura (2012), Freire (1996), Ventura e Bomfim (2015), Paiva e Fernandes (2016) pela grande contribuição das suas teorias para melhor compreensão do objeto em discussão. Além destes teóricos, outros também foram citados no transcorrer do estudo no intuito de complementar e legitimar as reflexões aqui destacadas. Metodologicamente, para materialidade deste estudo, foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa-qualitativa, utilizando como procedimento de produção de dados o questionário, disponibilizado por meio do Google Forms e entrevista semiestruturada com duas professoras que atuam na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Os critérios para escolha e convite das participantes foi ter se formado em Licenciatura em Pedagogia pelo CFP/UFRB e atuar como docente na modalidade da EJAI. Os resultados obtidos revelaram uma insuficiência do currículo de Pedagogia no que se refere ao enfrentamento dos desafios apresentados cotidianamente no tempo pedagógico da EJAI. Para conclusão, de acordo os resultados da pesquisa, foi revelada a insuficiência das discussões da EJAI no currículo, que foi identificada também em outros currículos, além do de Pedagogia do CFP/UFRB, e foi possível constatar que a modalidade da EJAI, conforme Arroyo (2004; 2017) e Freire (1996), possui suas próprias especificidades e que essa diferença precisa ser refletida na prática pedagógica usada em sala de aula.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee1Silva, Luana Patrícia Costa-
dc.contributor.referee2Santos, Andreia Barbosa dos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.enYouth, adult and elderly educationpt_BR
dc.subject.enTeachers - Trainingpt_BR
dc.subject.enResumept_BR
dc.subject.enChallenges and possibilitiespt_BR
dc.subject.enAdult educationpt_BR
dc.subject.enTeaching practicespt_BR
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