Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3649
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: A Monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo da formação e do processo ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: Santos, Fabiana Celeste Boaventura dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Trindade, Lúcia Gracia Ferreira
metadata.dc.contributor.referee1: Pimentel, Sandra Lúcia Sant'Ana dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Référence bibliographique: SANTOS, Fabiana Celeste Boaventura dos. A monitoria de ensino na educação superior e seu aspecto colaborativo da formação e do processo ensino-aprendizagem, Amargosa-BA. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O programa de monitoria sempre é considerado um recurso que dá subsídio ao aluno, tanto na perspectiva da iniciação a docência quanto para a produção de conhecimentos estando mais próximos da pesquisa e da extensão. A monitoria sempre teve o intuito de melhorar o desenvolvimento desses alunos, com isso ela, com o passar dos anos sofreu melhorias, passando a ser um programa institucional e de monitoria de ensino, principalmente no ensino superior. O objetivo geral deste estudo é analisar, a partir da experiência vivenciada na monitoria de ensino na educação superior, os aspectos colaborativos referentes a formação e ao processo ensino-aprendizagem. E como objetivos específicos: 1) Identificar os aspectos colaborativos referentes a formação e ao processo ensino-aprendizagem vivenciados na monitoria de ensino; 2) Narrar as experiências vivenciadas na monitoria de ensino, enfatizando os aspectos colaborativos.Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, de cunho formativo, realizada a partir dos memoriais escritos sobre as experiências vivenciadas durante três semestres no Programa de Monitoria de Ensino da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Verificamos que o programa de monitoria contribui na formação de futuros professores, inicia o aluno para a docência, proporciona a ele aprendizagens tanto na perspectiva de quem ensina quanto de quem aprende. Portanto, fazer parte da monitoria é fazer parte de um arsenal de possibilidades de experiências.
Mots-clés: Educação - Pesquisa e extensão
Educação - Ensino aprendizagem
Professores - Ensino superior
Ensino superior
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 27-sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-09-25T22:15:50Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3649
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Monitoria_Ensino_Educacao_TCC_2017.pdf216,28 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.